Matematica aaplicada

882 palavras 4 páginas
" A Empresa como um Livro Aberto "

por John Case

Executive Digest
Maio 1998 |

resumido por Margarida Afonso |

"As empresas que praticam «gestão de livro aberto» (Open-Book Managment - OBM) partilham amplamente a informação financeira com o seu pessoal ". No entanto, OBM é mais do que disseminação de informação financeira, é uma nova forma de gerir negócios e de interagir com os recursos humanos.

Os empregados têm que receber maior formação e a devem passar a ver-se eles próprios como homens de negócios, nos quais a organização confia e de quem depende o futuro dessa mesma organização. É verdade que a evolução tecnológica, bons sistemas, bons processos e equipamento são importantes, mas " em última instância, a performance do negócio depende das pessoas". A dimensão humano do negócio, a forma como os empregados se empenham e preocupam com este, é aquilo que traz muitas vezes vantagem competitiva à empresas. Por isso é importante que as pessoas sintam a empresa como sua e se sintam envolvidos e responsabilizados pelo que se passa nela.

O OBM assente no pressuposto que "uma empresa tem melhor desempenho quando o seu pessoal se sente como parceiro de negócio, ou seja, quando não se preocupa apenas em cumprir a sua função mas em satisfazer os objetivos da empresa". Para que os seus empregados se sintam desta forma. As empresas devem respeitar três princípios:

transparência - os números críticos não devem ser informação exclusiva dos gestores, respeitando a privacidade dos vencimentos salariais, por exemplo, por forma a evitar conflitos entre colegas;

responsabilização conjunta - cada empregado deve ser responsável pela sua parte na performance da empresa;

repartição do sucesso - para que as pessoas pensam e ajam como coproprietários, têm que ser tratados e remunerados em conformidade; quando uma organização tem sucesso este deve ser repartido com todos os seus membros através de prémios, por exemplo, ou de atribuição de ações da empresa.

Relacionados