Leis de newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON 2
PROFº: FABRÍCIO ALVES Frente: 01 Aula: 14
MA140807 PE

1- ENERGIA CINÉTICA
É a energia relacionada ao estado de movimento do corpo, sendo quantificada pela fórmula :

transformação de energia potencial em cinética ou vice-versa. Ex: força peso, força elástica. O Princípio da Conservação da Energia Mecânica é um caso particular do Princípio da Conservação daEnergia, e propõe o seguinte: “Em um sistema conservativo a energia mecânica permanece constante, apenas se transformando em suas formas cinética e potencial”.

2- ENERGIA POTENCIAL
É uma forma de energia latente, isto é , está sempre prestes a se converter em outras formas de energia, em geral ligadas a movimentos ( cinética ). Na Mecânica, há duas modalidades de energia potencial:________________________ e __________________________ . □ Energia Potencial Gravitacional

6- SISTEMA NÃO-CONSERVATIVO DE ENERGIA
O desaparecimento de energia mecânica macroscópica é acompanhado pelo aparecimento de energia térmica, usualmente evidenciado por uma elevação da temperatura. Quando há transformação de energia mecânica em outras formas de energia ( térmica, sonora ) dizemos que o sistema não éconservativo ou é dissipativo. • Forças dissipativas: forças de atrito, resistência do ar, resistência viscosa.

TESTES
01. Um carro em movimento, em uma estrada plana e horizontal, possui energia cinética igual 200.000J, quando aciona continuamente o freio, até parar. Considerando o principio da conservação da energia, é correto afirmar que: a)não houve conservação de energia pois a energiacinética final é nula b)não houve conservação de energia porque quando o carro pára, a energia térmica produzida pelo freio supera 200000 J c)houve conservação de energia porque os 200000 J de energia cinética são integralmente convertidos em outras formas de energia durante o freio d)houve conservação de energia porque os 200000 J de energia cinética são convertidos em energia potencialgravitacional e)houve conservação de energia porque a força de atrito que faz o carro parar é uma força conservativa 02. Um corpo é abandonado do ponto A e desliza sem atrito sobre as superfícies indicadas atingindo o ponto B. O corpo atingirá o ponto B com maior velocidade no caso:

Energia Potencial Elástica

3- ENERGIA MECÂNICA
É a soma da energia cinética com a potencial.

4- CONSERVAÇÃO DAENERGIA
“Energia nem se cria nem se destrói. A energia transforma-se de uma em outras modalidades. O aparecimento de uma certa forma de energia é sempre acompanhado do desaparecimento de outra, em quantidade igual”.

5- PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA
FORÇAS CONSERVATIVAS: dizemos que uma força é conservativa quando seu trabalho implica numa

a) I b) ll c) lll d) lV e) a velocidadeescalar é a mesma no ponto B em todos os casos

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

03. Um menino desce num tobogã de 10 m de altura, a partir do repouso. Admitindo-se g = 10 m/s2 e que 50% da energia adquirida na queda seja dissipada, a velocidade do menino ao atingir a base é de: a) 10 2 m/s b) 10 m/s c) 5 2 m/s d) 5 m/s e) 1 m/s 04. (Vunesp) Nas provas de longa e média distância doatletismo, os corredores mantêm sua velocidade constante durante a maior parte do tempo.A partir dessa constatação, um estudante de Física afirma que, durante esse tempo, os atletas não gastam energia porque a energia cinética deles não varia. Essa afirmação é: a) verdadeira, pois os corredores se mantêm em movimento sem esforço, por inércia. b) verdadeira do ponto de vista da Física, mas falsa doponto de vista da Biologia. c) falsa, pois a energia cinética só se mantém constante graças ao trabalho da força muscular do atleta. d) verdadeira, porque o trabalho da resultante das forças que atuam sobre o atleta é nulo. 05. (U. P. Viçosa-MG) Analise as seguintes situações: 1. um corpo cai em queda livre; 2. um corpo desce, com velocidade constante, ao longo de um plano inclinado; 3. um corpo...
tracking img