Mata dos cocais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução 

A Mata dos Cocais é uma floresta de transição, situada na região do nordeste brasileiro, entre a caatinga e o cerrado. Encontramos esta formação florestal, principalmente no norte dosestados do Maranhão e Piauí..
Vegetação e flora
A vegetação da Mata dos Cocais é composta de florestas tropicais e amazoneses secundários, ou, florestas "reconstituídas pós-desmatamento". São muitascaracterísticas destes biomas como:A maioria das árvores são babaçu, carnaúba, oiticica e buriti,A biodiversidade de espécies de palmeiras, como o açaí;As folhas das palmeiras são grandes e finas;Nasmenores altitudes, são ricas em espécies nativas de arbustos.
Produtos feitos a partir de palmeiras da Mata dos Cocais:
Babaçu: Palmeira elegante que pode atingir até 20 m de altura.
Folhas comaté 8 m de comprimento, arqueadas. Suas folhas mantêm-se em posição retilínea, pouco voltando-se em direção ao solo; orientando-se para o alto, o babaçu tem o céu como sentido, o que lhe dá uma aparênciabastante altiva.
Flores creme-amareladas,aglomeradas em longos cachos.
Frutos ovais alongados, de coloração castanha, que surgem de agosto a janeiro, em cachos pêndulos. A polpa é farinácea eoleosa, envolvendo de 3 a 4 sementes oleaginosas. Cada palmeira pode apresentar até 6 cachos. Serve para:Biocombustível, óleo, ração, palmito
Buriti: É uma palmeira alta, nativa de Trinidad e Tobago, daregião central e norte da América do Sul. É encontrada na Venezuela e, no Brasil, nos estados do Pará, Maranhão, Roraima, Piauí, Bahia, Góias, Tocantis, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso eSão Paulo. O buriti é uma palmeira abundante no Cerrado  brasileiro, sua presença indica a existência de água em determinado terreno, são encontrados entre as veredas,riachos, cachoeiras, brejos enascentes. Os seus frutos são muito consumidos pelas cutias, antas, araras ecapivaras.. Serve para: Doces, óleo, produtos de beleza, artesanato
Carnaúba: A carnaúba, cujo nome científico é Copernicia...
tracking img