Trabalho++

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo da água



Índice

Índice 1
Introdução 1
O ciclo da água 2
Bibliografia 2

Introdução

Na terra existe água em três estados físicos – sólido, líquido e gasoso – constituindo ahidrosfera que se distribui por três reservatórios principais: oceanos, continentes e atmosfera, que entram em interacção, formando o ciclo da água.
A energia solar é a fonte da energia térmicanecessária para a passagem da água das fases líquida e sólida para a fase de vapor; é também a origem das circulações atmosféricas que transportam vapor de água e deslocam as nuvens. A atração gravítica dálugar à precipitação e ao escoamento.

Ilustração 1 Ciclo da água

O ciclo da água

O ciclo da água é uma sequência de fenómenos pela qual a água está sujeita. Esta sofre evaporação (direta,por transpiração das plantas e dos animais – evapotranspiração - e por sublimação) e sobe até à atmosfera, voltando a regressar à superfície da Terra no estado líquido ou sólido.

O vapor de água étransportado pela circulação atmosférica e condensa-se após percursos muito variáveis, que podem ultrapassar 1000 km. A água condensada dá lugar à formação de nevoeiros, de nuvens e à precipitação.

Aprecipitação pode ocorrer na fase líquida (chuva) ou na fase sólida (neve, granizo ou saraiva). Esta inclui também a água que passa da atmosfera para o globo terrestre por condensação do vapor deágua (orvalho) ou por congelação daquele vapor (geada) e por interceção das gotas de água dos nevoeiros.

Parte da água que precipita nos continentes infiltra-se no interior do solo, subdividindo-senuma parcela que se acumula na sua parte superior e pode voltar à atmosfera por evapotranspiração e noutra que caminha em profundidade até atingir os aquíferos constituindo o escoamento subterrâneo. Aoutra origina escoamento à superfície do terreno. Tanto o escoamento superficial como o escoamento subterrâneo vão alimentar os cursos de água que desaguam nos lagos e nos oceanos.

A água que...
tracking img