Mata de cocais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Mata dos Cocais é um bioma brasileiro que fica entre a floresta amazônica e a caatinga, situada em uma área reflorestada pela natureza, ocupa os estados do Maranhão, Piauí, Pará e onorte do Tocantins. Tem esse nome pela alta quantia de cocais, principalmente o babaçu e a carnaúba.

Relevo
Esta zona tem muitas formas de relevo, como a planície, as depressões,o planalto, a estrutura rochosa formada por rochas cristalinas (formada por cristais) e sedimentares.
A formação do solo é laterítica "formada com óxidos de ferro e alumínio", alémdas estruturas neossólicas "solos mal-formados" e argilosos. O solo deste bioma é rico em minérios como ferro, níquel, ouro, bauxita, diamante, alumínio, além da argila caulim.
Acondição do solo para as atividades agrícolas são regulares, porém em algumas áreas do Pará e Tocantins há um boa reserva de nutrientes para a agricultura e nas áreas do Maranhão e Piauí, esolos com excesso de alumínio e uma alta salinidade nos mangues. (É um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, uma zona úmida característica de regiõestropicais e subtropicais)

Vegetação
A maioria das árvores são babaçu, carnaúba, oiticica e burii;
Os babaçuais formam matas densas e escuras devido à proximidade de suasárvores, enquanto o carnaubal é espaçado e ensolarado, ocupando as zonas alagadiças na época de chuvas.
A biodiversidade de espécies de palmeiras, como o açaí;
As folhas das palmeirassão grandes e finas;
Nas menores altitudes, são ricas em espécies nativas de arbustos.

Fauna
A fauna é muito diversificada, tendo, porém, poucos mamíferos de grande porte. Aonível do solo há poucos animais, vivendo a maioria nas copas das árvores: aves, macacos, insetos, etc. Nas água dos rios podem ser encontrados o boto, a ariranha e o acará-bandeira.
tracking img