Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RENATA BOTON TANNURE



Trabalho da disciplina de Psicomotricidade
de Fisioterapia Noturno na Universidade
Paulista UNIP- Swift Campinas



SUMÁRIO

1. HISTÓRICO ....................................................................................... 4
2. ÁREAS DE ATUAÇÃO ..................................................................... 4
3. VERTENTES DAPSICOMOTRICIDADE ........................................ 4
4. A PSICOMOTRICIDADE .................................................................. 5
5. ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR ............... 5
6. O DESENVOLVIMENTO de 1 a 12 ANOS ....................................... 6
7. TIPOS DE DISTÚRBIOS .................................................. ................ 7
8.HORA DO JOGO ................................................................................ 10
9. BIBLIOGRAFIA ................................................................................. 12

HISTÓRICO:
O termo "Psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebralsituadas mais além das regiões motoras. O corpo começa a ser estudado, em primeiro lugar, por neurologistas, por necessidade de compreensão das estruturas cerebrais, e posteriormente por psiquiatras, para a classificação de fatores patológicos. É justamente a partir da necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que se nomeia, pela primeira vez, a palavraPsicomotricidade, no ano de 1870.

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

O Psicomotricista é o profissional da área de saúde e educação que pesquisa, avalia, previne e trata do homem na aquisição, desenvolvimento e nos transtornos da integração somato-psíquica e da retrôgenese. Estes profissionais procuram cursos de formação especializados ou de pós - graduação.
Suas áreas de atuação estão na educação, clínica,consultoria, supervisão e pesquisa. Atendendo crianças em fase de desenvolvimento, bebês de alto risco, crianças com dificuldades e/ou atrasos no desenvolvimento global, pessoas portadores de necessidades especiais, deficientes sensoriais, motores e psíquicos, também a família destes pacientes e idosos.
Para o mercado de trabalho, o psicomotricista, pode atuar em creches, escolas normais eespeciais, clínicas multidisciplinares, clínicas geriátricas, postos de saúde, consultórios e empresas.

VERTENTES DA PSICOMOTRICIDADE:

Reeducação Psicomotora: destinada a indivíduos que apresentam déficit motor.
Características: Prática mecanicista, dualista e diretiva que se utiliza de testes, diagnósticos e sessões.

Terapia Psicomotora: destinada a indivíduos normais ou portadores dedeficiências físicas ou mentais que apresentam dificuldades de comunicação, de expressão corporal e de vivência simbólica.
Características: Atendimento individualizado em clínicas, hospital psiquiátrico, grupos de ajuda psicopedagógica ou centro médico pedagógico.

Educação Psicomotora: destinada ao desenvolvimento de todas as potencialidades do indivíduo e é dividida em: Educação PsicomotoraFuncional, Psicomotricidade Funcional ou Geral.
Características: Atendimento individualizado ou em grupo realizado em clínicas e escolas, as atividades são baseadas na prescrição de exercícios;
·
Educação Psicomotora Relacional - características: Atendimento individualizado ou em grupo realizado em clínicas e escolas, atividades baseadas no jogo espontâneo e simbólico.


A PSICOMOTRICIDADE:

Éa ciência que estuda o homem através de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo exterior e interior, tendo relação com as aquisições cognitivas, afetivas e morais.
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio de...
tracking img