massagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA










O EFEITO DA MASSAGEM REFLEXA DA COLUNA APLICADA NO
DESCONFORTO DA REGIÃO COSTAL















Tubarão, abril de 2014













O EFEITO DA MASSAGEM REFLEXA DA COLUNA APLICADA NO
DESCONFORTO DA REGIÃO COSTAL





Relatório de Pesquisa ( Estudo de Caso) de Massagem Reflexa da coluna aplicada nodesconforto da Região Costal apresentada à disciplina Principios de Técnicas de Massagem, do Curso de Cosmetologia e Estética.



Prof: Daniella Koch de Carvalho




Tubarão, abril de 2014.
INTRODUÇÃO

Esta pesquisa relata os efeitos da massagem reflexa da coluna aplicada no desconforto da região costal sendo esta aplicada em clientes acometidos por este problema. O estudo foirealizado no Espaço de Beleza e Estética, localizado em Morro da Fumaça/SC 366.
Segundo Domenico (1998 p. 6) não se pode encontrar uma definição abrangente de massagem na literatura médica mais antiga. O Thomas Medical Dictionary (1886) oferece esta descrição: “Massagem, do grego, significando amassar. Ato de pressionar” no original, “Shampooing”, por “Shampoo”, através do Hindi, significando“pressão”. Em boa parte da história da medicina, massagem e exercícios são referidos simultaneamente e na literatura muito antiga pouco se faz para diferenciar esses dois conceitos.
Hoje a massagem deve seu progresso ao número de profissionais que a utilizam, pois por ser eficaz, continuará evoluindo.
Orsi (1985 p.117) afirmou que a massagem é a “terapia dos deuses” por ser um sistema de cura quase sempreindolor e totalmente desprovido de efeitos colaterais. Quando aplicada com perícia, os benefícios são imediatos e chegam muitas vezes a surpreender o próprio profissional. O mais fascinante, contudo, é o fato de apresentar inúmeras possibilidades de tratamento possibilitando continuamente ao profissional novas e inesperadas descobertas.
Na revisão da literatura foi observado que mesmo com a evoluçãotecnológica, científica e com a evolução da própria medicina em geral, a massagem não perdeu seu valor terapêutico. Isso se deve à suas eficácias, e também aos profissionais que a praticam, que continuam difundindo essa técnica até os dias de hoje. A massagem terapêutica consiste em um tratamento baseado em técnicas de compressão, fricção, amassamento dentre outros movimentos que se aplicam aostecidos, atingindo também a musculatura. Promove o relaxamento do cliente, dando a ele uma sensação de bem estar, com isso já transmite uma sensação de cura, de saúde.
O presente estudo de caso teve como objetivo conhecer os efeitos da massagem terapêutica reflexa da coluna aplicada no desconforto da região costal.
Para tal, foram desenvolvidos objetivos específicos como: levantar as causas dodesconforto da região costal dos clientes atendidos; conhecer as conseqüências do desconforto da região costal em clientes atendidos; identificar tratamentos utilizados pelos clientes atendidos no tratamento do desconforto da região costal.

REVISÃO DA LITERATURA

Massagem Terapêutica


Segundo Domenico (1998, p. 5) a massagem terapêutica pode ser definida da seguinte forma: O uso de diversastécnicas manuais que objetivam promover o alívio do estresse ocasionando relaxamento, mobilizar estruturas variadas, aliviar a dor e diminuir edema, prevenir deformidade e promover a independência funcional em uma pessoa que tem um problema de saúde específico.
Orsi (1985, p. 157) reafirma que a massagem terapêutica consiste de manobras metódicas que visam realmente eliminar um mal específico, enão somente mialgias, como pretendem alguns. Trata-se de um sistema de cura e não de um paliativo caseiro, primitivo.
É verdade que a massagem é uma das formas mais antigas e básicas de medicina, mais isto não significa que o seu valor diminuiu nos tempos modernos. A medicina química os modernos aparelhos ainda não conseguiram surtir os efeitos das mãos. E a massagem preenche um vasto...
tracking img