Massagem na gravidez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Massagem na gravidez
Massoterapia é o termo usado para definir a terapia que utiliza a massagem como forma de promover a saúde visando o equilíbrio dos diversos sistemas orgânicos. O estímulo tátil da massagem age diretamente sobre a pele que se utiliza dos cinco milhões de receptores do tato que enviam os impulsos nervosos ao cérebro através da medula produzindo efeitos sobre o sistema nervoso,digestório, muscular, respiratório e a circulação sanguínea e linfática com finalidades terapêuticas, desportivas, estéticas e relaxantes. A massagem para gestantes é uma massagem diferenciada, realizada com cuidados especiais e toques suaves, enfatizando os problemas da gestante, como alívio das dores lombares e diminuição do inchaço nas pernas, auxilia o retorno venoso estimulando a circulaçãosanguínea e linfática. Tudo porque a gestação é um estado no qual muitas alterações ocorrem no organismo da gestante, o que a diferencia do ponto de vista das técnicas de massagem das demais pessoas.
Uma mulher saudável cuja gravidez seja de baixo risco pode receber a massagem e gozar de seus benefícios do segundo trimestre até o parto. Conforme o avanço da gravidez, a posição para a realizaçãoda massagem deverá ser adaptada para o conforto da cliente, usando diversos travesseiros como apoio. No segundo trimestre, a massagem na cadeira pode ser mais confortável, mas, no quinto mês, recomenda-se deitar a cliente de lado, com o estomago e as pernas apoiados. Essa posição também pode ser usada no caso de massagem durante parto.

Benefícios na massagem na gravidez

Segundo Beck Gallaghera massagem pode atuar em muitas queixas da gravidez, como: cefaléia, azia, edema, dores musculares, fadiga, ansiedade e muitas mais. Também aprimora as relações entre gestante e seu parceiro, prepara a grávida para o parto e o pós-parto.

Brand James relata que alguns dos concretos benefícios da massagem na gravidez são:
- Facilita o processo psicológico da gestação, por fortalecer otrabalho do coração, aumentar a respiração celular, reduzir o edema, e contribuir para a sedação do sistema nervoso simpático.
- Alivia a sobrecarga nas articulações de suporte de peso e estruturas músculo-fasciais (articulação sacro-íliaca, coluna toraco-lombar, quadris, músculos eretores da espinha).
- Alivia e reduz dores no pescoço e nas costas causadas por postura inapropriada, fraqueza muscular edesequilíbrio.
- Provê suporte emocional e físico (particularmente para as mulheres que estão sozinhas nesta etapa).
- Desenvolve a consciência sensorial necessária para o processo do parto sinestesicamente (após o parto, a musculatura das costas, o abdômen e o assoalho pélvico devem relaxar para permitir que o útero trabalhe sem resistência).
- Facilitar o realinhamento estrutural da coluna epelve no pós-parto e a reabilitação dos músculos abdominais.
Cuidados e contraindicações na massagem na gravidez
Nas complicações da gravidez a massagem tem contraindicação. Portanto não deve ser feita em problemas como: anormalidades da placenta, útero e cérvix; distúrbios do suprimento de sangue para o feto (aumento da pressão arterial, múltiplos fetos). A massagem não prejudica o feto nemperturba os processos naturais. Entretanto, nos primeiros 3 meses de gravidez é melhor evitar qualquer complicação, sendo contraindicada a massagem na área abdominal neste período. Também é contraindicada nesse local enquanto ocorrerem enjoos matinais ou vômitos. A massagem é uma contraindicação parcial à gravidez - no útero gravídico durante os primeiros 3 meses.
 Massagem no primeiro trimestreDurante o primeiro trimestre, de 14 semanas, o embrião cresce aproximadamente oito centímetros e desenvolve braços, pernas, orelhas e unhas. Por volta do 26º dia, uma forte batida no coração detectada. Nesse período, a gestante pode sentir dores de cabeça e fadiga devido a alteração hormonais. Pode ocorrer também enjoo matinal e aumento da temperatura corporal, pois o corpo se torna uma...
tracking img