Massagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
massagem

 
      Massoterapia é o termo usado para definir a terapia que utiliza a massagem como forma de promover a saúde visando o equilíbrio dos diversos sistemas orgânicos. O estímulo tátil da massagem age diretamente sobre a pele que se utiliza dos cinco milhões de receptores do tato que enviam os impulsos nervosos ao cérebro através da medula produzindo efeitos sobre o sistema nervoso,digestório, muscular, respiratório e a circulação sanguínea e linfática com finalidades terapeûticas, desportivas, estéticas e relaxantes.
 
       A massagem para gestantes é uma massagem diferenciada, realizada com cuidados especiais e toques suaves, enfatizando os problemas da gestante, como alívio das dores lombares e diminuição do inchaço nas pernas, auxilia o retorno venoso estimulando acirculação sangüínea e linfática.
 
       Tudo porque a gestação é um estado no qual muitas alterações ocorrem no organismo da gestante, o que a diferencia do ponto de vista das técnicas de massagem das demais pessoas.
 
BENEFÍCIOS DA MASSAGEM NA GRAVIDEZ
 Segundo BECK-GALLAGHER (1997) a massagem pode atuar em muitas queixas da gravidez, como: cefaléia, azia, edema, dores musculares, fadiga,ansiedade e muitas mais. Também aprimora as relações entre gestante e seu parceiro, prepara a grávida para o parto e o pós-parto.
BRAND-JAMES (2001) relata que alguns dos concretos benefícios da massagem na gravidez são:
- Facilita o processo psicológico da gestação, por fortalecer o trabalho do coração, aumentar a respiração celular, reduzir o edema, e contribuir para a sedação do sistemanervoso simpático.
- Alivia a sobrecarga nas articulações de suporte de peso e estruturas músculo-fasciais (articulação sacro-íliaca, coluna toraco-lombar, quadris, músculos eretores da espinha).
- Alivia e reduz dores no pescoço e nas costas causadas por postura inapropriada, fraqueza muscular e desequilíbrio.
- Provê suporte emocional e físico (particularmente para as mulheres que estão sozinhasnesta etapa).
- Desenvolve a consciência sensorial necessária para o processo do parto cinestesicamente (após o parto, a musculatura das costas, o abdômen e o assoalho pélvico devem relaxar para permitir que o útero trabalhe sem resistência).
- Facilitar o realinhamento estrutural da coluna e pelve no pós-parto e a reabilitação dos músculos abdominais e psoas (músculos da região lombar).
        Além do shiatsu e da massagem, a autora trabalha com respiração, posicionamento, meditação e visualização. Yates acredita que os benefícios físicos do shiatsu e da massagem são limitados se a mulher não é orientada para tomar cuidado com sua postura, e de como ela usa seu corpo a cada dia. Movimentos e respiração promovem instrumentos viáveis para a mãe se conectar com seu corpo e seu bebê, e sepreparar para a hora do parto.
 
        POLDEN e MANTLE (2000) afirmam que a massagem no parto é utilizada para aliviar a dor e também como forma de cuidar, de apoio não verbal e de comunicação com a gestante. Em geral, obtém-se melhora da dor. Não foram feitos estudos controlados para identificar os mecanismos exatos pelos quais a massagem controla a dor.
        O estímulo sensorial criadopelas batidas e massagens causam o efeito calmante, provavelmente por bloquear a dor no nível espinhal. (WELLS, 1988 apud POLDEN e MANTLE, 2000)
      
        Também pode ocorrer liberação estimulada de opiáceos endógenos, por manipulação do tecido (como na massagem sacral profunda). (POLDEN e MANTLE, 2000)
Para CASSAR (2001), o efeito calmante da massagem se estende para o bebê no útero.
 CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES DA MASSAGEM NA GRAVIDEZ
 
       Nas complicações da gravidez a massagem tem contra-indicação. Portanto não deve ser feita em problemas como: anormalidades da placenta, útero e cérvix; distúrbios do suprimento de sangue para o feto (aumento da pressão arterial, múltiplos fetos).(CASSAR, 2001)
      
       De acordo com CASSAR (2001), a massagem não...
tracking img