Massagem cardiaca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação
A circulação é inicialmente avaliada através do pulso: a onda de pressão que é sentida quando o coração bombeia o sangue através das artérias, indicando as condições cardíacas.
É sentida nas artérias carótidas, que se localizam uma a cada lado do pescoço, ao lado do pomo-de-adão, no sulco entre a traquéia e
o músculo do pescoço. Existem diversos outros pontos onde se pode sentir opulsar das artérias, entre elas a artéria radial (logo abaixo da mão). O pulso deve ser sentido com os dedos indicador e médio, que devem pressionar levemente o local.
Dada a complexidade da avaliação do pulso, em formações para leigos, a medição do pulso foi eliminada, na medida em que seriam precisos mais que 10 segundo de VOSP para uma correcta medição do pulso. Dado isto, os sinais decirculação são avaliados pela existência de tosse, movimentos corporais voluntários (excluir convulsões, espasmos) e sinais respiratórios.
[editar] Massagem cardíaca
É o procedimento mecânico para reanimação do coração em caso de parada cardíaca. Deve ser feita da seguinte forma.
1. Posicione-se ao lado da vítima, na altura do tórax; A vítima deverá se achar em decúbito dorsal (barriga para cima),sobre superfície dura e plana.
2. Encontre o apêndice xifóide e conte dois dedos acima), posicione a mão dominante com a palma para baixo e intercale os dedos com a segunda mão; (O lugar preciso para aplicação da pressão também pode ser encontrado a partir do esterno: localiza-se o final do osso entre as costelas (esterno) e dois/três dedos acima dele) coloque a palma de sua mão esquerda e sobreo dorso da mesma a mão direita. Os dedos deverão se achar entrelaçados;
3. Estique os braços e realize a força com o peso do corpo (a compressão deve ter o vigor necessário para gerar um afundamento de 4 a 5 cm).
4. Realize 30 compressões seguidas (a uma frequência de, no mínimo, 100 compressões por minuto), antes de reavaliar o pulso, se houver parada respiratória, intercalar 2ventilações a cada 15 compressões e realizar 5 ciclos:
15 massagens e 2 respirações (x5)
Ao final reavaliar o pulso carotídeo e se não houver sucesso, repetir o procedimento.
A pressão realizada no tórax contra uma superfície rígida provoca uma compreensão do coração entre o externo e a coluna dorsal e um aumento da pressão intra-torácica, provocando o esvaziamento ativo e enchimento passivo das cavidadesdo coração fazendo o sangue circular por todo o organismo.
Nota: Apos serem iniciadas as manobras de reanimação as mesmas so podem ser interrompidas nos seguintes casos:
Exaustão do socorrista Por ordem de medico qualificado A vitima retomou o ritmo cardiaco e respiratorio
G

Passo a Passo
1
Olho no relógio
Atualmente, sabemos que, quanto antes prestarmos socorro à vítima, maior achance de salvarmos sua vida.  No jargão cardiológico, tempo é músculo salvo!
2
Segurança
Ao encontrar uma pessoa desacordada ou presenciar o desmaio de alguém, primeiro certifique-se da segurança do local em que você se encontra. Colocar a sua vida em risco, numa avenida movimentada, ou atuar ao lado de um fio de alta tensão solto, só funciona nos filmes. Não se exponha a riscos desnecessários.Peça auxílio para parar o trânsito ou, se possível, leve a vítima a um local seguro (da rua para a calçada, por exemplo).
3
Confirme se a pessoa está desacordada
Não confunda um simples tropeço ou um rápido desfalecimento com uma pessoa realmente inconsciente. Mexa no indivíduo pelos ombros e chame-o vigorosamente. Se não houver resposta, considere a pessoa desacordada e prepare-se parainiciar as manobras de ressuscitação.
4
Peça ajuda
Já diz o ditado: uma andorinha só não faz verão. Mesmo que você execute as manobras de suporte de forma perfeita, ajuda profissional é fundamental.
Se estiver na rua, peça para alguém ao seu lado ligar para os Bombeiros. Em locais fechados, como shoppings, além dos Bombeiros, grite por socorro. Muitos lugares dispõem de equipes treinadas...
tracking img