Marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARXISMO

Maria Bordin Tarter ¹
RESUMO

Este artigo fala sobre o marxismo, uma doutrina, um pensamento que se baseia em um conjunto de ideias filosóficas, sociais, econômicas e políticas. Sobre o estudo de algumas tradições intelectuais de Karl Marx seu pensamento foi desenvolvido. O marxismo influenciou muitos setores da atividade humana e também compreende o homem como um ser social, quepossui capacidade para trabalhar e desenvolver produtividade do trabalho. O marxismo trás em si a união da filosofia e a ciência. Marx comprovou que o poder sobre a natureza, o enriquecimento da sociedade moderna, etc... Atraiam consigo algo ruim: a pobreza do proletariado e a escravidão. Este artigo comentara o básico do marxismo, e explicará resumidamente o capitalismo, a alienação e aOrganização Internacional, que faze parte do marxismo.

Palavras-chave: Marxismo. Pensamento. Ideias. Karl Marx.

Com a sociedade moderna e suas contradições nasce o marxismo. Esta teoria está sempre se desenvolvendo sem afetar seus princípios. Primeiramente o marxismo é elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels, mais tarde alguns seguidores a desenvolveram melhor. O marxismo tornou-se conhecido aomostrar que a produção de riqueza, no capitalismo, baseava-se na exploração de tal classe. Os proprietários dos meios de produção juntavam os lucros quando não remuneravam parte do trabalho do operário. Marx acreditava que na medida em que o proletariado tivesse esperteza de sua condição de explorado, lutaria contra o sistema que a possibilitava existir. Esta teoria é constituída com base em umanova realidade social, em que se encaixam as contradições de uma sociedade moderna.
O marxismo influenciou vários setores da atividade humana, indo da política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, históricos, artísticos, econômicos e morais.
Como o marxismo compreende o homem como um ser social, diferencia os homens dos animais e sua emancipação é possibilitada,desenvolvendo as potencialidades humanas. O marxismo se baseia no socialismo científico e no materialismo, representando o programa dos movimentos operários e uma teoria geral. Sendo assim, o marxismo cria uma base de ação para estes movimentos. Eles juntam a prática com a teoria.
O marxismo revê conhecimento da realidade histórica e da lógica das contradições, aí começam a enxergar a realidade domundo real, em que as contradições se tornam cada vez mais evidentes.
Marx não se dedicava às politicas internacionais, ele prestava uma contribuição, que foi fundamental, para o aperfeiçoamento de uma visão crítica das Relações Internacionais. Marx não teve uma contribuição totalmente significativa.
Para o marxismo o que caracteriza a sociedade é o modo de produção, isto determina as relaçõessociais. O capitalismo tinha o poder de não levar a um aumento de renda dos trabalhadores, após o aumento da produtividade, na verdade acontecia o oposto: a exploração era elevada. O resultado destes acontecimentos era o acirramento da luta de classes, na qual o proletariado, sem liberdade por causa da exploração, se uniria. Logo, a burguesia cairia. Esta história de lutas e desigualdades somenteterminaria com a instalação da sociedade comunista. Marx pensava que o capitalismo representava uma força histórica que se generalizava, assim tornava-se um modo de produção. Seu crescimento seria ‘bloqueado’ por suas contradições. Isso levaria o capitalismo à paralização por um novo mundo de produção.
Um novo conceito: Alienação. A citação abaixo nos resume primeiramente o que o humano sente,como ele é, e que é necessário a liberdade do homem segundo Henry Lefebvre (Marxismo, p.38);

O humano é um fato: o pensamento, o conhecimento, a razão e também certos sentimentos, tais como a amizade, o amor, a coragem, o sentimento de responsabilidade, o sentimento de dignidade do homem ou a veracidade merecem, sem contestação possível, esse atributo. Eles se distinguem das impressões...
tracking img