Marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marxismo

Marxismo, teoria social, econômica e política baseada na obra de Karl Marx e seus seguidores. As ramificações da doutrina marxista podem ser encontradas em âmbitos filosóficos, econômicos, históricos, políticos e na maioria das ciências sociais.
Marx pretendia revelar as leis inerentes ao desenvolvimento do capitalismo. Para ele, cada época histórica se caracterizava por um modelo deprodução específico correspondente ao sistema de poder estabelecido e, portanto, com uma classe dirigente em permanente conflito com a classe oprimida. Assim, a sociedade medieval era dominada pelo modelo de produção feudal no qual a classe dos proprietários obtinha a mais valia de uma população rural dependente da terra. As transições do sistema de escravidão para o feudalismo e desse últimopara o capitalismo se deram quando as forças produtivas (ou seja, os grupos relacionados com o trabalho e os meios de produção como as máquinas) não podiam continuar desenvolvendo-se com as relações de produção existentes entre as distintas classes sociais. Assim, a crise que afetou o feudalismo quando o capitalismo necessitava de uma crescente classe trabalhadora produziu a eliminação das baseslegais e ideológicas tradicionais que mantinham os servos presos à terra.
A relação fundamental do capitalismo, baseada em salários, parte de um contrato entre partes juridicamente iguais. Os detentores do capital (capitalistas) pagam os trabalhadores (o proletariado) salários em troca de um determinado número de horas de trabalho. Essa relação disfarça uma desigualdade real: os capitalistas seapropriam de parte da produção dos trabalhadores.
O atrativo do marxismo reside no fato de ter proporcionado um poderoso respaldo intelectual à indignação moral produzida por significativas desigualdades do capitalismo e a esperança de que um sistema condenado à extinção terminaria por desaparecer.
Marx, Karl (1818-1883), filósofo alemão, criador junto com Friedrich Engels do socialismo científico(comunismo moderno). Esta teoria demonstra uma clara influência da obra de Friedrich Hegel.
Em 1847 Mark escreveu com Engels o Manifesto Comunista, cujas teses constituem a base do materialismo histórico. Nesse texto explica-se que o sistema econômico dominante em cada época histórica determina a estrutura social e a superestrutura política e intelectual de cada período. Desse modo, a história dasociedade é a história das lutas entre os exploradores e os explorados. A conclusão é que a classe capitalista será derrotada e suprimida por uma revolução mundial da classe operária que conduzirá ao estabelecimento de uma sociedade sem classes.
Depois de ser expulso da Alemanha, Marx procurou refúgio em Londres. Nessa cidade, elaborou a base doutrinária da teoria comunista, apresentada em trêsvolumes e denominada Das Kapital (1867-1894; O capital), uma análise histórica e detalhada da economia do sistema capitalista, e na qual a classe trabalhadora é vista como explorada pela classe capitalista que se apropria do ‘valor excedente’ (mais-valia) produzido por aquela (ver Capital). A experiência revolucionária da Comuna de Paris também foi estudada por Karl Marx.
Em 1864, participou dacriação, em Londres, da Primeira Internacional. Foi depois da morte de Marx que seu pensamento começou a prosperar dentro do movimento operário. Essa concepção passou a ser denominada marxismo ou socialismo científico. Essas doutrinas foram retomadas por Lenin, no século XX, e passaram a ser o núcleo da teoria e a práxis do bolchevismo e da Terceira Internacional.
Kautsky, Karl Johann (1854-1938),teórico marxista alemão, um dos primeiros líderes do Partido Social-Democrata de seu país. Foi amigo e discípulo de Karl Marx e Friedrich Engels. Se opôs ao regime soviético posterior à Revolução Russa. Defendeu as doutrinas revolucionárias opostas ao revisionismo de Eduard Bernstein, com quem manteve uma acirrada disputa. É autor de Teorias sobre a mais-valia (4 volumes, 1905-1910).
Salários,...
tracking img