Martinho lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual foi a motivação para Lutero abandonar os estudos de Direito e entrar num mosteiro, escolhendo a vocação religiosa? Quando regressava para a casa dos pais, teve a vida ameaçada por um raio,com medo de morrer e já abalado pela morte de um amigo, Lutero faz uma promessa: que se ele sobreviver àquela tempestade, abandonaria tudo e entraria para o mosteiro e tornaria-se monge.

2. Qualera a visão inicial de Lutero a respeito da figura de Deus? Como ele via a relação de Deus com o ser humano? A visão que ele tinha, era de um Deus “carrasco”, que o condenaria por causa de seuspecados.

3. Qual foi a mudança que ocorreu em Lutero depois de algum tempo como monge, na relação com este Deus? Muito atormentado e em busca de paz, começa um estudo sobre os textos bíblicos eauxiliado por um de seus professores desvenda a luz da verdade: o sacrifício de Cristo, que Ele morreu para nos salvar. Com isso Lutero vê respostas para as suas angustias, descobrindo um Deus demisericórdia.

4. Qual foi a questão principal que gerou em Lutero a reação contra a Igreja e que provocou o debate entre Lutero e a cúria papal? Ele ficou muito decepcionado com a venda de indulgências, secomovendo com o sacrifício do povo para a compra do perdão eterno.

5. Qual foi o papel da questão política no andamento do processo da Reforma? A disputa política entre o imperador e ospríncipes, foi de extrema importância para o processo de reforma, já que os príncipes foram atraídos pelas ideias reformistas, contrariando o Império que era católico e usava a Igreja para reforçar seu poder.6. Como você percebeu a relação de Lutero na questão da revolta dos camponeses? Foi de repudio a esta reforma, por sua violência. Os camponeses interpretaram a pregação de Lutero não apenas comouma reforma religiosa e sim uma luta contra a nobreza.

7. O que representou para a Reforma a tradução da Bíblia para a língua alemã. Qual o efeito disto para o poder da Igreja Católica?...
tracking img