Martinho lutero resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Martinho Lutero (1483 – 1546)


Líder da reforma, movimento religioso que levou ao nascimento do protestantismo. Lutero nasceu em Eislebem, na Saxônia, em 10 de novembro de 1483, entrou para auniversidade de Erfurt e decidiu tornar-se advogado. Contudo, em 1505, entrou para um monastério, pouco depois de ter passado por uma intensa experiência religiosa durante uma tempestade. Lutero foiordenado padre um 1507.


Não há provas de que Lutero quando jovem se considerasse algo mais do que um filho fiel da Igreja Católica, contudo já andava intrigado com questões que mais levaram aReforma. Essas questões não estavam ligadas á estruturas externas da Igreja ou a seus valores morais, que Lutero considerava importantes, mas não vitais. Ele se preocupava com o significado do Evangelhocristão: como um homem pode alcançar a graça divina? Para Lutero, esse não era um problema a ser estabelecido pela discussão do mérito humano em relação a graça divina, mas um problema profundamente,mas o próprio Lutero.


Para Lutero, a vida da igreja, especialmente a vida organizada de um monastério, oferecia condições para aqueles que tinham problemas em relação ao julgamento de um Deusraivoso. Era possível meditar mais em suas preces, jejuar de modo mais rigoroso e açoitar-se de maneira mais inclemente. Finalmente a pessoa chegaria a um certo conhecimento de que Deus a encaravafavoravelmente. Lutero tentou todos esses métodos sem sucesso. A resposta as suas dúvidas veio em 1508 ou 1509, quando estudava o Livro de Salmos e as Epístolas de São Paulo. Concluiu que a graça divina nãoera um premio a ser ganho, mas um dom a ser aceito, Deus justifica o homem isto é, o torna justo ante Ele não devido a virtude moral ou fidelidade ao dever, mas por Sua bondade para com o ser humano.A misericórdia divina, segundo Lutero, foi dada ao mundo na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esse é o significado da justificação apenas pela fé na graça de Deus, a doutrina que tornou...
tracking img