Resenha do filme lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do filme “Lutero”

O filme relata a vida de Martinho Lutero, um jovem alemão burguês que após quase ser atingido por um raio acreditou ter recebido um chamado divino e por issojuntou-se a um mosteiro. 
Tornou-se um monge completo de ideologias e com essas idéias lutou para transformar a igreja católica, pois criticava suas regras e conseqüentemente a validade dasindulgências (documento com o perdão dos pecados), que eram vendidos pela igreja. Completamente decepcionado com a postura da Igreja, Lutero sentia-se atormentado pelo Diabo, e, em várias oportunidadesacreditava que poderia conversar com o Diabo.
Segundo Lutero, se era verdade que o Papa tinha poder de tirar as almas do purgatório, devia usar esse poder, não por razões egoístas, como a necessidadearrecadar fundos para construir uma igreja, mas simplesmente por amor, e devia fazê-lo gratuitamente.
O movimento encabeçado por Lutero ocorreu durante um dos períodos mais revolucionários dahistória (passagem da Idade Média para o Renascimento) e mostra como as crenças de um homem podem mudar o mundo.
A partir disso, houve várias tensões que se intensificaram quando Martinho mandoupregar as noventa e cinco teses na porta da igreja. Isso provocou grande irritabilidade nos cardeais, no príncipe e principalmente no papa, por que essas escrituras afetariam muito na imagem daigreja. Por isso, ele e as pessoas que influenciavam a igreja tentaram fazer Lutero negar suas escrituras, mas isso não ocorreu e em função disso foi chamado de herege e julgado pela inquisição. A partirdesse momento a maioria da população começou a duvidar da palavra do papa. As teses colocadas na porta da Catedral de Wittemberg e os muitos argumentos teológicos impressos e distribuídos por Lutero nosmeses seguintes, acabaram se espalhando por toda a Europa, fazendo com que ele fosse chamado ao Vaticano para se retratar perante o Papa. A partir de então, entrou abertamente em conflito com a...
tracking img