Marmoraria efeito ao meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Politécnico SENAC RIO
Curso Técnico em Segurança do Trabalho







Mármore: Processos Industriais, Impacto Ambiental e Tratamento de Resíduos.






Este trabalho foi realizado pelo estudante Wanderson da Silva Pimentel, sob a orientação docente do professor Almir Marinho, na oficina: Processos industriais e o impacto ambiental – módulo 6.







Resumo

Estetrabalho tem por finalidade estudar a fabricação, a extração e os impactos causados ao meio ambiente. Para isso comentamos um pouco a história, sua importância na sociedade, mostramos o processo industrial desde a matéria prima até o resultado final dessa produção.
Também serão analisados neste trabalho os impactos industriais, com a finalidade de se manter uma industrialização sustentável e semmaiores agressões ao Meio Ambiente.














Sumário:

1. Introdução

2. Historia da empresa

3. Política da empresa

4. Processo Produtivo

5. Riscos na extração

6. Impactos Ambientais

7. Resíduos

8. Legislação sobre resíduos

9. Legislação sobre meio ambiente

10. Ações corretivas e medidas de recuperação

11. Clonclusão

12. ReferênciasBibliográficas






1. Introdução

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de rochas ornamentais do mundo. Dentre elas, destaca-se o mármore. O estado do Espírito santo é o principal pólo de rochas ornamentais do pais instalado na região de Cachoeiro de Itapemirim. No estado do Rio de Janeiro, a região Noroeste também é rica, com enfoque para o município de santo Antônio dePádua.
Em geral, as rochas são recursos naturais de grande importância e valor para a construção civil. Elas possuem diversos tipos de aplicações, tanto de forma estrutural e de revestimento, quanto de forma ornamental, o que é mais comum. Quando usadas para fins decorativos, as rochas são submetidas a um intenso processo de polimento, garantindo uma superfície extremamente lisa e brilhosa.
OBrasil, tais rochas ornamentais têm ampla utilização, seja em revestimento externo de prédios, bancadas, pias, pisos, etc. E esta utilização está em notável crescimento, devido a versatilidade deste tipo de rocha, podendo inclusive serem encontradas na natureza em cores variadas. Desta forma, engenheiros e arquitetos fazem uso cada vez maior de rochas decorativas em seus projetos.

2. História daEmpresa:
Empresa: Indústria Gramil
Começando há mais de 30 anos com uma única pedreira, a Gramil rapidamente se tornou uma empresa líder no setor de rochas ornamentais.
Situada em uma área de aproximadamente 50.000 m², na Cidade de Cachoeiro de Itapemirim, sul do estado do Espírito Santo, a Gramil possui um parque industrial considerado um dos mais completos do Brasil e podendo ser comparadoàs maiores empresas do mundo.
Devido aos constantes investimentos em tecnologia, a Gramil tem uma capacidade de produção de mais de 25.000 m² de chapas polidas e 10.000 m² de peças sob medida.
Os equipamentos de última geração importados da Itália proporciona não só um menor tempo de produção, mas também uma excelente qualidade nas chapas, ladrilhos, e peças sob medidas, garantindo a totalsatisfação dos seus clientes. Para corresponder às constantes mudanças do mercado, a Gramil procura incluir em sua linha novas cores e padrões de materiais. Também investe sempre em novas pedreiras como uma forma de oferecer aos seus clientes maior qualidade, exclusividade e uma maior variedade de produtos. A empresa oferece mais de 50 diferentes materiais em sua linha, dos quais 16 sãoprovenientes de pedreiras próprias.
A empresa sempre tem investido maciçamente na qualificação dos seus trabalhadores, bem como no desenvolvimento do seu sistema operacional como uma forma de oferecer, além de ótimo produto, um excelente atendimento aos clientes.





3. Política da Empresa:

Uma profunda preocupação com o meio ambiente sempre foi uma constante na história da Gramil. A...
tracking img