Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Por definição de Aurélio Buarque de Holanda, necessidade é reconhecimento de um estado de privação ou ausência de alguma coisa. Enquanto desejo é a vontade de possuir alguma coisa.

Logo, se relacionarmos as definições citadas acima com os princípios de Marketing até aqui registrados, temos como lógica uma determinada situação, digna de destaque em nossos estudos sobre o tema:

O DESEJO É ACRISTALIZAÇÃO DA NECESSIDADE

A troca é uma das quatro alternativas de que o homem dispõe para obter um produto.

Outras três são:

auto-produção, quando o homem executa a tarefa para conseguir o que deseja, sem interagir com ninguém.
a coerção, quando consegue o bem sem oferecer nada em troca, graças a possuir algum fator que intimide o interlocutor, como a força por exemplo.
e a súplica, quando podeaproximar-se de alguém e implorar algo.



COMPOSTO DE PRODUTO

01. Mercado de Bens de Consumo

A maioria dos produtos são identificados como possuidores de características físicas, como automóveis, geladeiras, calçados e sorvetes. Mas serviços, como o trabalho de um advogado ou o trabalho de um barbeiro, também são produtos. Ainda são produtos, locais como as praias turísticas do nordestebrasileiro ou o museu de arte de São Paulo. Há também organizações como a Santa Casa de Misericórdia ou o GAPA, Grupo de Apoio aos Pacientes de AIDS e, por fim, idéias, que também são compradas pelas pessoas e também se enquadram como produtos, como o programa de um partido político.



PRODUTO: É qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição ou consumo - inclui objetos físicos,serviços, lugares, idéias e organizações.



A função de um produto é atender a satisfação do consumidor, proporcionando o benefício desejado.

O caráter do produto poderá ser encarado diferentemente pelo comprador e pelo vendedor. Torna-se, portanto, interessante distinguir três conceitos de um produto:


PRODUTO TANGÍVEL : é o objeto físico ou serviço que é oferecido ao mercado. É reconhecido pelassuas características de qualidade, aspecto, estilo, embalagem, design, conteúdo. Enfim, a matéria propriamente dita. Se for um serviço, poderá ter algumas características de maneira mais subjetiva, como ser mais rápido ou impessoal.

PRODUTO GENÉRICO: é a utilidade ou benefício essencial que se está oferecendo ao comprador. O produto tangível é simplesmente a embalagem do genérico. Charles Revson,industrial do ramo de cosméticos, afirmava que: "na fábrica produzimos cosméticos, nas drogarias vendemos esperança". Uma pessoa que compra uma máquina fotográfica não está comprando uma caixa com mecanismos de formato específico, está comprando prazer, recordação, saudade, imortalidade.


PRODUTO AMPLIADO: é a totalidade dos benefícios que a pessoa recebe na obtenção de um produto tangível. Oproduto ampliado é a complementação além do atendimento do benefício.
O produto ampliado da Microsoft não são apenas os programas para microcomputadores, mas um conjunto de serviços que acompanham os programas, como instruções de uso, apoio ao usuário, manutenção, etc...

Quando se compra um Freezer da Brastemp, não se está comprando apenas o congelamento para alimentos, mas toda estrutura de apoiocomo serviços de instalação, assistência técnica e garantia que a Brastemp oferece aos consumidores dos seus produtos.

Certamente, toda empresa que oferece um produto ou serviço para consumo no mercado, deve procurar atingir o conceito ampliado certo para ter maiores chances de sucesso na disputa pela preferência do consumidor.
2.2 - Decisões de Marcas

A idéia geral de se estabelecer aidentidade de um produto remonta de muito tempo, desde que o conceito primário de qualidade começou a despertar maior interesse entre as pessoas.

Mais especificamente estudada a partir do advento da Revolução Industrial, as marcas podem adicionar valor a um produto.

Por exemplo, um certo perfume da linha de "O Boticário" é reconhecido como de boa qualidade e preço médio-alto. Mas se o mesmo perfume for...
tracking img