Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dinks

1.1 Quem são?

Dink, Dinky ou Dinc é a denominação dada a consumidores formados por casais em união estável ou casados, sem filhos, em que ambos contribuem para renda total mensal; nestegrupo também são enquadrados casais: *1 de meia idade que já criaram seus filhos ou são aposentados; *2 homossexuais e casais *3 heterossexuais.

[pic]
*1 Casal de meia idade.


[pic]
*2Casais Homossexuais.

[pic]
*3 Casal heterossexual.

No entanto existem casais em que apenas um dos conjugues trabalha e outro tem renda por um meio adverso. Este tipo de casal iniciou-se nosEstados Unidos nos anos 90, onde a tendência foi a privilegiação de carreia e lazer, e, portanto, o mesmo é um fenômeno da classe média. No Brasil a situação não se distingue, segundo pesquisas do PNAD(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) em 1997 o Brasil tinha um total de 997 mil casais e após 13 anos o número praticamente dobrou, sendo então 4% dos domicílios brasileiros como mostra atabela abaixo.

[pic]


A expectativa é que em 2016 o número de casais Dinks dobre. Este número é crescente, devido o aumento de mulheres no mercado de trabalho, sendoo tempo reservado para as atividades domésticas, diminuído e, por conseqüência, houve uma brusca queda na taxa de fecundidade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), amaioria dos casais dinks é composta por heterossexuais, jovens e com nível educacional superior à média nacional.



























1.2 Mercado

Para o varejo, osdinks são um dos mais importantes consumidores, pois eles compram por impulso para saciar seus desejos e não para suas necessidades, porém ambos trabalham. Esse tipo de casal procura novidades eprodutos exclusivos, além de itens de rápido preparo, devido à escassez de tempo presente em sua rotina. “Para o varejo, esse comportamento é interessante porque produtos básicos geram pouco lucro” diz o...
tracking img