Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LÍDER VISIONÁRIO SEU REFLEXO NOS RECURSOS HUMANOS DA ORGANIZAÇÃO


Adriana Pereira de Oliveira[1]
Thais Lopes de Sousa[2]
Orientador específico: Profº.Esp.Cassius Breda Pereira[3]
Orientadora metodológica: Profª.Ms.LilianYepez do Lago[4]


RESUMO
Este trabalho consiste no estudo da importância do líder visionário para os recursos humanos da organização. Por meio da fundamentação teórica é possível verificar que o cenário industrial passou por modificações que exigiram uma reestruturação estratégica da empresa. A organização que antes era centrada nas tarefas, têm o seu foco direcionado às pessoas e com isso agerência dá espaço à liderança. O Líder Visionário surge neste novo contexto por apresentar características fundamentais no trato com as novas equipes multifuncionais como: visão, delegação, poder de motivação. O trabalho analisa os tipos de liderança, a gerência na organização contemporânea e por fim, a Liderança Visionária como elemento catalisador nas relações interpessoais da organização.Palavras Chaves: Líder, Visionário, Organização, Gerência, Liderança, Equipes Multifuncionais.



INTRODUÇÃO

A importância das pessoas para a empresa no atual cenário organizacional é o motivo do desenvolvimento deste trabalho que, baseado em estudos fundamentados por autores consagrados, mostrarão ao leitor as tendências da nova era no mercado global. Este trabalho visa mostrar opapel fundamental do líder visionário nos recursos humanos da organização.
Segundo Chiavenato (2005), a mudança da Era Industrial para a Era da Informação caracterizou-se por deixar de prever o comportamento futuro com base nos dados históricos. As crises ao longo das últimas décadas, provocaram inúmeras mudanças no mercado financeiro, junto a isso, as mudanças tecnológicas permitiraminformatizar grande parte do processo de produção. O trabalho é reorganizado continuamente, as pessoas que antes eram responsáveis por atividades rotineiras dão lugares a equipes multifuncionais que participam das decisões. Sobressaem-se nesse novo mercado altamente concorrido, aqueles que com maior facilidade se adaptam às mudanças organizacionais.
A Liderança Visionária conquista oespaço da Gerência Contemporânea frente às novas equipes multifuncionais?
Embora os gerentes possuam elevado grau de planejamento estratégico, apresentam baixa qualificação no quesito pessoas, isso compromete a motivação e o rendimento das novas equipes multifuncionais. Daí, surge a necessidade da transição da gerência para a liderança e, dentre os diversos estilos de líderes, o lídervisionário destaca-se por possuir características como: flexibilidade, visão, confiança, poder de persuasão, que o capacitam a lidar com equipes cada vez mais, formadas por pessoas de costumes, culturas, formações diferentes, resultados da busca constante por parte das empresas em reduzir custos, reduzindo o quadro de funcionários.
Este trabalho consiste num levantamento bibliográfico no qualo objeto de estudo apóia-se em teorias existentes, apresenta também caráter descritivo pois possui variáveis inter relacionadas, pesquisa de conhecimento pelo conhecimento, pesquisa pura.


A GERÊNCIA NA EMPRESA CONTEMPORÂNEA

A gerência pode ser definida como uma forma de autoridade formal. O gerente de uma grande corporação é responsável pelo planejamento, organização econtrole da área sob sua responsabilidade. Sua relação com os subordinados é baseada em feedbacks que resulta em recompensas ou punições.
Segundo Robbins (2007), a gerência traz ordem e consistência por meio da elaboração de planos formais, do projeto de rígidas estruturas organizacionais e da monitoração dos resultados em comparação com os planos.
O gerente tem forte atuação no...
tracking img