Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

TEMA: MARKETING DE RELACIONAMENTO

PROBLEMA DE PESQUISA
Por que na modernidade o Marketing de relacionamento está em grande crescimento?
Qual é a importância do Marketing de relacionamento para as organizações?
Por que é preciso que as organizações compreendam o processo de conquista e fidelização de clientes?
Como satisfazer e fidelizar os clientes?

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

1.1MARKETING

O Marketing  é o processo utilizado nas organizações para determinar o interesse dos consumidores quanto aos serviços ou produtos, bem como as técnicas que se irão utilizar no desenvolvimento do negócio, comunicações e vendas.
Para atender vários tipos de consumidores as organizações buscam seu espaço porque o mercado está repleto de novos produtos, novas marcas, tecnologias avançadas,preços É nesse ambiente que as organizações definem suas estratégias de marketing, como vencer essa disputa, ganhar mercado e fidelizar clientes.
Segundo Dias (2004, p.02):
Marketing pode ser entendido como a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveiscontroláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição.
De acordo com Kotler (2000, p 30), Marketing é definido como “a arte e a ciência de escolha de mercados, alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega, e da comunicação de um valor superior para o cliente”.
Assim, o MARKETING tem por finalidade criar satisfaçãoe valor no cliente através de relacionamentos lucrativos para clientes e empresa.
O MARKETING é um processo utilizado nas organizações para que a mesma possa se sobressair no mercado e melhor atender os clientes, com o objetivo de fidelizar os mesmos e obter lucratividade.
Las Casas (2010, p.03) define o termo MARKETING como “ação no mercado”.
As organizações utilizamo MARKETING em várias situações do seu cotidiano. Como exemplo, o lançamento de um novo produto, formação de preço e segmentação de clientes, dentre outros.
Com o objetivo de participar do mercado altamente competitivo as organizações entendem que não é necessário apenas produtos de boa qualidade, preço acessível e marca nas estratégias de Marketing o foco deverá ser o cliente, ou seja, asatisfação do cliente, atendendo suas expectativas e necessidades através de um bom relacionamento.
Outra definição de Kotler (1985, p 15) para Marketing é: "Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através de processos de troca”.
Ainda segundo Kotler (2003, p 25):
Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos,define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.

Diante do exposto, observa-se uma grande evolução no Marketing, e Kotler (2003) dá importânciano envolvimento de todos na organização para pensar no cliente. Isto representa a busca pela excelência no relacionamento com o cliente.

1.2 MARKETING DE RELACIONAMENTO – CONCEITO

Nos anos 90 surge o Marketing de Relacionamento porque as organizações compreenderam que os clientes tinham necessidades e desejos diferentes, dessa forma os produtos e serviços oferecidos a todos não poderiam seros mesmos.
Na modernidade a concorrência entre as organizações encontra-se cada vez mais acirrada, esta nova fase de disputa requer ações para conquistar um bem maior: o cliente.
Para Grönross (1995) apud Toledo, Rocha e Nucci (2004) o objetivo do Marketing de transação é conquistar clientes, enquanto a do Marketing de Relacionamento é manter clientes.
De acordo com Las Casas (2010, p.25)...
tracking img