Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPRESA: KRAFT FOODS BRASIL

Perfil da empresa:
A empresa Kraft Foods Inc. foi fundada em 1903, pertenceu à Philip Morris, a qual foi vendida em 1988. Atualmente, ocupa o posto de maior empresa de alimentos dos Estados Unidos da América e a segunda maior do mundo. Com atuação em destaque em mais de 160 países é a empresa número um no quesito fabricação de biscoitos, com receita aproximada deU$S 50 bilhões, possuindo onze marcas com valor de mercado superior a U$S 1 bilhão cada.

No mercado brasileiro, ocupa a sexta posição nacional em fabricação de alimentos, englobando oito categorias de produtos: balas, bebidas em pó, biscoitos, chocolates, gomas de mascar, queijos, sobremesas e fermentos. Dentro destas categorias, é líder em seis: sobremesas, bebidas em pó, chocolates, balas,gomas e cream cheese. Em 1996, adquiriu a Lacta, atingindo um crescimento expressivo de atuação mercadológica no cenário nacional.
A Kraft Foods Inc. é detentora de marcas como Amandita, Bis, Clight, Club Social, Diamante Negro, Fresh, Lancy, Laka, Oreo, Philadelphia Cream Cheese, Royal, Sonho de valsa, Tang e Trakinas. No Brasil, possui cinco fábricas em dois Estados. Sendo uma em Piracicaba (SP),de biscoitos; uma em Bauru (SP), de bala e goma de mascar; e três em Curitiba (PR), de preparados secos, queijos e chocolates. Brevemente, a gigante estará presente em mais um Estado brasileiro, na cidade de Vitória de Santo Antão (PE). Conta ainda com dois Centros de Tecnologia, Centros de Distribuição, Escritórios de Vendas e dois Escritórios Administrativos – em São Paulo e Curitiba. Taldistribuição estrutural estratégica é responsável por um faturamento de R$ 4,6 bilhões (2009).
Panorama do mercado de pesquisa:
As estratégias de marketing que direcionam as pesquisas encomendadas pela Kraft Foods Brasil levam em consideração certas tendências extremamente importantes para o negócio da empresa, com o intuito de aumentar sua participação de mercado no segmento onde não é líder emanter sua posição de liderança onde já é. Tendências estas que geram adequação constante da empresa. Mais que "melhor" ou "pior", do ponto de vista do marketing, podemos adjetivar o cenário como "desafiador".
Assim, ela identificou, primeiramente, que a estrutura nuclear das famílias está sofrendo mudanças. As razões dessa premissa se baseiam em alguns dados apurados por importantes institutos depesquisa, como o fato de, em 2002, terem sido realizados 24% menos casamentos que na década anterior e 61% mais divórcios. Segundo levantamento do IBGE/PNAD, comparando-se os anos de 1981 e 2004, temos um crescimento de 6% para 10% no número de domicílios com somente uma pessoa; de 12% para 15% no número de casais sem filhos; de 12% para 18% no número de famílias formadas apenas pela mãe e seusdescendentes (monoparental feminino); e queda de 65% para 51% no número de lares tradicionais (com pai, mãe e filhos). A taxa de natalidade também caiu e o número médio de filhos por mulheres é de 2,3 (2002), quando em 1980 era de 4,4. Em 2004, temos 1,4 filho por família. Já o número de moradores por domicílio caiu de 4,19 em 1991, para 3,94 em 1996 e 3,73 em 2006 -- sendo que nas regiões Sudeste eSul a queda foi de 3,5 em 2006.
Uma segunda tendência é a maior participação das mulheres no mercado de trabalho. O IBGE apontou que em 2005 as mulheres representavam 40% da população economicamente ativa, sendo que 35% delas trabalhavam fora de casa (em São Paulo, esse índice subiu para 56%) e 25% eram chefes de família. Na época, elas influenciavam 80% das compras de produtos e serviços. Nomesmo ano, a Latin Panel mostrou que 77% dos lares compravam em três ou mais canais.
Essa mudança verificada na estrutura das famílias resulta na busca por conveniência e praticidade nos produtos adquiridos (pré-prontos, meal replacements, congelados etc), na escolha do ponto de venda pela proximidade, no poder de escolha e independência das crianças e na busca das mulheres pelos cuidado de si...
tracking img