Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Explique como a percepção dos consumidores pode influenciar na determinação do preço de um produto. Dê um exemplo ou um caso prático.

“O presente estudo tem oobjetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e qualidade percebida. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor elabore associaçõescom o produto, além de sua percepção do custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo emvista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços tendem a indicar qualidade superior. Por outro lado, preços inferiores indicariamqualidade inferior... (http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rege/v13n4/v13n4a4.pdf)
Na minha opinião a percepção do consumidor influencia no preço do produto, uma vezque é ele quem tem ou não o poder de compra. O consumidor está disposto a pagar mais caro, por um produto de maior qualidade, ou que lhe dê maior status perante asociedade e o meio em que vive. Por outro lado, o consumidor de menor poder aquisitivo irá consumir um produto que o atenda, e que tenha o preço mais baixo, não deixando porisso de buscar qualidade. Ele tem consciência que está comprando um produto de qualidade inferior, mas tem um critério mínimo de exigibilidade. Um exemplo prático é oconsumidor que vai adquirir um carro. O que tem poder de compra maior irá buscar um carro diferenciado, com itens adicionais que proporcionam mais conforto, segurança e,muitas vezes, status. Aquele que tem menor poder de compra irá buscar um carro popular, abrindo mão do luxo, mas não das suas necessidades mínimas de conforto e segurança.
tracking img