Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estratégias de Marketing e investimentos em Publicidade para aumentar seu market share.

Marketing é um processo contínuo que visa satisfazer as necessidades e desejos do mercado e da sociedade, através de uma relação de troca que beneficie a organização e o público-alvo.
Publicidade é uma forma de persuadir o consumidor a realizar alguma ação, seja para aderir a uma idéia ou para adquiri umserviço ou produto.
Mensurar o retorno do investimento em estratégias de marketing e publicidade é algo complexo. Já que estamos em tempos difíceis onde é necessário analisar todos os aspectos pertinentes ao gasto de capital. Em geral, estes gastos são contabilizados como despesa de vendas. Sendo assim, vemos vários analistas questionando este tipo de investimento. O mais importante é manter atransparência, sempre divulgando quais são as ações realizadas e o custo delas.
A abordagem mercadológica nem sempre tem como objetivo principal o lucro, considerando antes a conquista de clientes, sua fidelização e a parcela do mercado (market share) no qual a empresa concorre. Com isso, o lucro é visto como uma conseqüência do bom posicionamento dos produtos nas mentes dos consumidores (share ofmind / share of heart) e das estratégias competitivas escolhidas.
A estratégia e o planejamento empresarial são aspectos de fundamental importância para o marketing de relacionamento. Toda política deve estar voltada para o cliente. Criar uma imagem positiva na cabeça do cliente (share of mind) e, conseqüentemente, no coração (share of heart). Assim, quando o consumidor necessitar daquele produtoou serviço ele vai recorrer à marca que ele conhece .Cria-se um vínculo com o cliente.
Como já dito, o marketing é um processo contínuo e, por isso, não há um caminho predisposto para alcançar o sucesso desejado. Cada situação necessita de uma análise minuciosa do mercado, pesquisa e, principalmente, interpretação dos dados de acordo com objetivo que se quer alcançar. E, é claro, cada empresa temsuas próprias necessidades.
Para alguns segmentos de mercado o investimento em ações de marketing e publicidade é vital, já que há uma disputa constante pelo “top of mind” e, assim, se manter no mercado. Como por exemplo, as empresas de telefonia móvel. Já outros segmentos, focados em públicos específicos não precisam ampliar tanto o volume de ações para expandir ou manter o market share. Este éo caso de setores menos competitivos e menos voltados ao grande varejo.
Em síntese, pode-se dizer que para conquistar o “top of mind” ou ao menos uma fatia maior do market share é necessário conhecer muito bem o seu produto ou serviço, saber suas limitações financeiras e definir seus objetivos, tanto primário quanto secundário. E assim, partir para uma análise do mercado buscando uma abordagemeficaz e segura.

O USO DAS CORES NO MARKETING

O Uso das Cores no Marketing De acordo com a consultora Beth Furtado, da Consultoria Gouvêa de Souza, “o varejo é hoje a competição pelo tempo de lazer do consumidor. O consumidor tem de se sentir um convidado da loja e ele demanda por sensações”. Diversos estudos sobre a ciência confirmam a psicologia da cor e a sua influência nos mais diversosambientes, seja para fidelizar clientes, estimular o consumo, tornar ambientes hostis em locais agradáveis, orientar o fluxo de pessoas, promover o bem estar, valorizar aspectos arquitetônicos, tornando o ato de comprar em algo agradável e estimulante. Segundo Goethe, em sua Teoria das Cores, “cada cor produz um efeito específico sobre o homem, revelando, assim, sua presença tanto na retina quantona alma”. A formação da cor se dá através de três elementos: a luz, como fonte da cor; a matéria e sua reação à incidência da cor através da luz e o olho como o órgão captador e o decodificador da cor para o cérebro. Ao decidir pelas cores de nossa casa, por exemplo, buscamos sempre escolher aquelas que criarão um ambiente agradável, iluminado, que façam bem para nossa vida e nosso espírito,...
tracking img