Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Joaquim:

O que é onda?
 
Quando eu coloco uma fila de dominós, por exemplo, e derrubo o primeiro, eu posso dizer que causei umaperturbação somente no primeiro dominó. Mas você sabe que todos os outros irão cair em seguida. Este é o famoso "efeito dominó". Podemos ver neste caso o que éuma perturbação se propagando de um lugar para o outro. A perturbação causada no primeiro dominó chegou até o último, derrubando-o, apesar de cadadominó não ter saído da sua posição inicial. Note também que somente a energia aplicada ao primeiro dominó chegou até a última peça. A perturbaçãotransportou somente energia portanto.
O que acontece na onda é mais ou menos isso. Uma perturbação é causada, por alguém ou por alguma fonte, e estaperturbação propaga-se de um ponto para o outro na forma de pulsos. Veja alguns exemplos:
*   Uma pessoa movimenta a extremidade de uma corda, e aperturbação propaga-se até a outra extremidade;
Um terremoto no fundo do mar causa uma perturbação nas águas do oceano, e esta perturbaçãopropaga-se até encontrar algum continente, causando ondas gigantes conhecidas como Tsunamis. Estas ondas causam muita destruição quando chegam às praias;Um alto falante causa uma perturbação nas moléculas de ar, e esta perturbação propaga-se até nossos ouvidos permitindo que possamos ouvir o somgerado pelo mesmo;
Como já vimos, chamamos de pulso uma perturbação que se propaga, e damos o nome de onda a uma seqüência de pulsos periódicos.
tracking img