Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing Cultural
Como estratégia de relacionamento com Clientes
1. Introdução
O artigo traz para discussão uma estratégia de marketing desconhecida pela maioria das empresas e que pode ser um diferencial competitivo stakeholders.
As vantagens do marketing cultural são múltiplas, a primeira chama a atenção é que ele pode ser dedutível dos impostos devidos pela empresa patrocinadora, desdeque o projeto cultural patrocinado seja enquadrado nas leis de incentivo das esferas Federal, Estadual ou Municipal. Diferencial possibilidade de estreitar laços com toda a rede de valor da empresa patrocinadora.
2. Objetivo
É apresentar à comunidade acadêmica e ao mercado em geral o marketing cultural.
3. O que é Marketing Cultural
A atividade conhecida como marketing culturalcultura marketing. Chamar de marketing étnico, ramo do marketing voltado para o relacionamento com públicos segmentados por suas peculiaridades étnicas e culturais, como hispânicos, afro-descendente, caribenhos, orientais, etc. Marketing cultural, no Brasil, significa principalmente o apoio às artes e à cultura por parte das empresas que fazem visando um relacionamento com seus diversos públicos,incluindo-se aí consumidores, prospects, fornecedores e governos, entre outros.
Marketing cultural o que o define?
Atividade deliberada de viabilização físico-financeira de produtos e serviços que, comercializados ou franqueados, venha atender às demandas de fruição e enriquecimento cultural da sociedade.
Marketing cultural? É o conjunto das ações de marketing utilizado no desenvolvimento de umprojeto cultural, objetivos e critérios que orientam a concessão de fundos,
Sarkovas (1995) o marketing cultural?
É instrumento qualificador da comunicação empresarial por sua associação às expressões artísticas, ressaltando o potencial na construção da imagem e da reputação da empresa patrocinadora.
Duas principais vertentes do marketing cultural – projeto cultural na sua necessidade definanciamento empresa em busca de uma maior comunicação com seu Mercado.
Cultural de marketing que usa a cultura como veículo de comunicação para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de uma empresa patrocinadora.
Exigência é a criatividade público alvo de os objetivos de comunicação da empresa com os recursos disponíveis.
O marketing cultural vem ganhando força no meio empresarial.
*Necessidade de diferenciação das marcas;
* Diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e
* Necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.
Ao patrocinar um projeto cultural a empresa se, diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos aquele projeto se comunica com seu público alvo e mostrapara a sociedade que não está encastelada em torno da sua lucratividade.
Este trabalho dirige suas atenções e foco ao marketing cultural de meio e ao marketing cultural misto, nos quais a organização patrocinadora não tem a cultura como prioridade
Leis de Incentivo e Mecenato Privado
A legislação brasileira apresenta peculiaridade com relação à lei de incentivo. O PRONAC- programa nacional deincentivo à cultura determina que os incentivos sejam para projetos de exibição pública. É preciso que a exibição seja aberta ao público.
Os mecanismos que constituem o PRONAC são:
FNC – fundo nacional de cultura. Ele é constituído por recursos oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas, ele ajuda a financiar iniciativas culturais sem apoio de patrocinadores e é o ministério da culturaque determina que projetos a serem contemplados.
FICART – fundo de investimento cultural e artístico. Os recursos não são no mercado por meio de títulos negociáveis em bolsas supervisionadas.
O mecenato ou patrocínio com a finalidade comercial:
É o mecanismo mais usado no Brasil. Empresas ou pessoas físicas podem fazer investimentos em troca de visualização de seis nomes na relação de...
tracking img