Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fidelização de Clientes – Como fidelizar os clientes e subscritores – 9 dicas

Numa economia cada vez mais competitiva, torna-se cada vez mais importante ser capaz de fidelizar os seus clientes, não fossem eles o motivo (mais influente) do seu sucesso ou insucesso.
Pode até ter os produtos ou serviços com preços mais baixos que a concorrência, se não souber cuidar dos seus clientes estácondenado a falhar a curto/médio prazo.
Considere os seguintes factos:
- Vários estudos revelam que, adquirir um cliente novo, custa em média, 5 vezes mais que fidelizar um cliente actual.
- existe uma métrica que, não sendo nova, merece agora mais atenção: o Future Customer Value.
Hoje, um cliente pode valer 30, amanhã pode valer 3.000, ou mais.
- Um cliente satisfeito recomenda-o aos seusconhecimentos, enquanto que um cliente insatisfeito, não só deixa de ser seu cliente, como passa uma mensagem negativa sobre a sua empresa, o que faz com que perca outros tantos possíveis clientes. Agora ainda mais importante, pois vivemos a era da Web 2.0 em que são os utilizadores que geram os conteúdos para os outros utilizadores.
- a maior parte das empresas, só se preocupam em adquirir o cliente,relegando para último lugar nas suas prioridades, o serviço prestado no período “pós-venda”.
Destaque-se da demais concorrência e melhore a sua reputação, aplicando algumas técnicas que lhe trazem resultados imediatos e que impulsionam a sua imagem e da sua empresa para o topo.

1- seja um parceiro em vez de um vendedor
A velha história do vendedor que impinge um produto já cansa e as reacçõesnão se fazem esperar. Quem tem paciência para ouvir alguém que está desejoso de lhe vender algo?
Ninguém! Muitos menos nos dias de hoje, onde já muitas empresas utilizam técnicas e Marketing Multi-Canal para contactar os seus clientes em várias frentes; sms, telefone, e-mail, correio, etc.
Marque a diferença, mostrando de imediato, que não está ali para vender nada à força, pelo contrário, saibaidentificar os sinais da conversa e desenvolva a conversa nesse sentido. Imagine uma conversa de café entre amigos, mas num contexto formal.
2 – seja flexível
Os seus produtos adequam-se às necessidades dos seus clientes? Estão actualizados? Não se esqueça que, por vezes, temos tendência para criar os produtos ou serviços e não lhes “mexer” mais. Já lá vão os tempos em que era assim. Agora, énecessário estar permanentemente atento ao mercado, concorrência, tendências, etc. Muitas vezes é possível com alguma prospecção descobrir inovações, pequenas até, que podem fazer a diferença. Esteja atento!
3 – saiba ouvir (peça feedback)
Como se costuma dizer, “saber ouvir é uma virtude”.
É cada vez mais verdade. Saber ouvir o que o seu cliente tem a dizer dos seus produtos e empresa é umamais-valia, que pode ser determinante. Mentalize-se de uma coisa: As opiniões dos seus clientes valem ouro! Não, não é um exagero.
Através delas, você facilmente identifica problemas, aspectos a melhorar, falhas, que a maior parte das vezes nem requerem muito para agilizar processos ou melhorar o desempenho de algo que não está optimizado, e, com isso, consegue resolver situações antes destas setornarem problemas.
4 – mantenha contacto
Mantenha-se em contacto com os seus clientes para evitar que se esqueçam de si, e se possível, que lhe reconheçam valor.
Com isto não quero dizer que deve estar constantemente a chatear os seus clientes, pelo contrário, contacte-os apenas se tiver algo de valor a transmitir. Se não tiver, não diga nada. Esta prática facilmente se adapta a qualquer negócio.Ex: se você tiver uma empresa de Contabilidade, pode mandar periodicamente aos seus clientes, dicas para poupar nos impostos.
5 – trate as reclamações com prioridade máxima

Acha que uma reclamação é uma situação negativa?
Não, claro que não. Uma reclamação é uma excelente oportunidade de se aproximar do seu cliente, ouvi-lo e resolver-lhe o problema. O que é que ganha com isto? Muito!...
tracking img