Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO - C. CONTÁBEIS





METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO(MTC)




Profª Ms. Alice Nogueira de Moura









2012 – I

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (MTC)


PRIMEIRAS PALAVRAS
A disciplina MTC a maior parte das vezes é vista pelos alunos não como um caminho para o estudo e compreensão de realidades específicas, mas como algo incompreensível, umfardo a ser carregado no semestre. Alguns fatores se apresentam como indicadores dessa dificuldade: a pouca prática da leitura e produção escrita, a visão fragmentada do conhecimento e, consequentemente, da própria realidade, e a má formação de uma consciência crítica. A proposta que se apresenta aqui, então, é mostrar para o aluno que todo mundo pensa, mas é preciso pensar sistematicamente(cientificamente); todo mundo fala e escreve, mas é preciso falar e escrever com o rigor científico.
Para quem passa (e vai passar) quatro anos em um curso superior, sempre achei inadmissível, no momento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aquele aluno que procura um tema desesperadamente por nunca ter questionado nenhum aspecto da realidade da sua profissão. Por quê? Primeiro, porque qualquerpesquisa começa com uma pergunta, um questionamento. Quem pergunta quer saber: “Por que há mais homicídios no verão?” “Por que a região norte não possui as quatro estações definidas?” “Por que os homens ganham mais do que as mulheres em cargos executivos?” “Por que?” “Por que?” “Por que?” Segundo, porque a realidade não está acabada, a ciência não é uma verdade absoluta. Por último, se o homem nãofosse empreendedor, se não olhasse para a vida sob outros pontos de vista ainda estaríamos na idade da pedra lascada, “lascados” todos nós.
Assim, a disciplina que agora se apresenta tem como objetivo proporcionar a compreensão do processo de conhecer e produzir conhecimento, com base no método científico e na observação crítica da realidade. Isso quer dizer o quê? Quer dizer que o aluno necessitaconhecer os caminhos, processos e técnicas que podem levá-lo ao conhecimento e à produção desse conhecimento, observando e questionando determinada realidade, com base no método científico. Quer dizer também que, para isso, ele precisa ler e escrever textos acadêmicos (científicos). Quer dizer, finalmente, que o aluno, no ato de estudar, vai buscar informações que outros já transformaram em umconhecimento sistemático com a finalidade de responder ou resolver problemas de uma determinada realidade. Afinal, a ciência é produto da inquietude do espírito humano.

CIÊNCIA METODOLOGIA MÉTODOS (processos, técnicas) CONHECER, AGIR E INTERVIR NA REALIDADE


1. CONHECENDO O QUE SE ESTUDA
A palavra método vem do grego μέθοδος (métodos, caminhos para chegar a umfim). A palavra metodologia é formada pelos seguintes elementos:


META (ao largo) + ODOS (caminho) + LOGOS (discurso, estudo)


Um dos significados da palavra metodologia, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa[1], é a arte de conduzir o espírito na investigação da verdade. Assim como para tudo há um caminho, ou caminhos, para a busca da verdade, para a ciência também. E essecaminho para chegar a um fim exige que se estabeleça uma relação entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido, exige conhecimento.
Nos três estágios da evolução humana, primeiro o homem vivia sob o medo porque não compreendia os fenômenos da natureza. Depois, através do misticismo, esse mesmo homem explica os fenômenos da natureza através do divino. Hoje, com a ciência, ele busca respostascomprovadas através dos métodos.






























A complexidade da realidade fez com que o homem, ao querer apropriar-se dela, aceitasse diferentes tipos de conhecimento:

1. POPULAR: É o conhecimento que nasce da experiência do dia-a-dia, por isso é chamado também de empírico, ou vulgar (do vulgus, do povo). É ametódico e assistemático, mas é a base do...
tracking img