Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOÃO PAULO BARBIERI















PRÁTICAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO MAIS ADEQUADAS A REALIDADE DA CENTRO SUL SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA.














CURITIBA
2011

JOÃO PAULO BARBIERI

















PRÁTICAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO MAIS ADEQUADAS A REALIDADE DA CENTRO SUL SERVIÇOS MARÍTIMOS LTDA.Monografia apresentada para conclusão do Curso de Pós-Graduação em MBA em Gestão do Agronegócio do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.


Orientador: Prof. Msc. Wolney Pereira




CURITIBA
2011

SUMÁRIO


















































LISTARESUMO


A fidelização de clientes, através do Marketing de Relacionamento, surge como uma interessante ação adotada por empresas que acreditam que não basta trabalhar na busca por novos clientes. Para elas, é preciso reter osatuais consumidores através de relações estáveis, duradouras e interativas. Tendo em vista o desanimador cenário da empresa Centro Sul Serviços Marítimos, este trabalho surge com o intuito de encontrar uma ferramenta para ajuda-la voltar a crescer, apresentando quais programas de fidelidade são adequados a realidade da empresa e os que teriam melhor aplicabilidade. Através de estudo bibliográfico,pesquisa interna, análise do mercado e coleta de opiniões, se chegou a um rico material que conclui que a melhor maneira de inserir a Centro Sul na realidade do Marketing de Relacionamento é a partir da adoção conjunta de uma série de programas de fidelização. Após a adoção de procedimentos mínimos como o desenvolvimento do ciclo de comunicação com o cliente, a empresa poderá implantar diversosProgramas de Fidelização, dentre os quais se destacam: o Programa de Recompensas, em que a repetição da contratação do serviço será recompensada; o Modelo Contratual, visando agrupar um conjunto de clientes para possibilitar melhores condições de negócios a todos e; o Programa de Aliança, no qual a Centro Sul se associará a outra empresa para buscar a satisfação do cliente em todo o processo logístico.O processo em estudo é longo e demandará muitos esforços, mas não há dúvidas do seu potencial.

Palavras-chave: Marketing de Relacionamento, Programas de Fidelização, Terminal Portuário, Centro Sul Serviços Marítimos.















1. DIAGNÓSTICO


1.1. Tema:

O estudo para avaliar as práticas de marketing de relacionamento mais adequadas à realidade da Centro Sul.

1.2.Problema:

Dentre as principais práticas de marketing de relacionamento quais teriam melhor aplicabilidade na Centro Sul?

1.3. Justificativa:

A busca do equilíbrio financeiro e do crescimento das empresas passa naturalmente por um planejamento que tem como base a manutenção ou a elevação dos níveis de negócio. Nesse sentido, a fidelização dos clientes em relação à empresa, seusprodutos ou serviços e sua marca são de vital importância para a continuidade da empresa. Este estudo tem por objetivo validar a afirmação anterior, avaliando quais práticas de marketing de relacionamento trariam melhor resultado na empresa Centro Sul Serviços Marítimos Ltda., terminal portuário de embarque de granéis sólidos localizado no porto de Paranaguá.
Diversos são os fatores quejustificam a análise proposta. Em primeiro lugar, é válido expor o panorama dos portos brasileiros.
As rápidas mudanças experimentadas pelo setor de transportes e logística a nível mundial têm agora especial incidência nos portos brasileiros. O Brasil passa de incipiente participação de menos de 1% do comércio internacional para a arrancada como grande player da economia mundial. Essa mudança de...
tracking img