Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é um planejamento de marketing?

O planejamento de marketing nada mais é do que uma ferramenta de gestão, utilizada para que possamos estudar o mercado, este documento tem que ser utilizado por todos na empresa e atualizado constantemente, pode elabora uma estratégia de mercado ou tomar decisões, é essencial um bom plano de marketing para que possam nos adaptar as constantes mudanças domercado e suas oscilações.

Informações do plano de marketing?

Dentro da organização o plano de marketing tem um papel crucial, pois o plano que indica onde, como e quando alcançar seus objetivos e metas, e acompanhar o mercado no seu constante crescimento. Conhecendo o perfil do cliente e o mercado a empresa será capaz de tomar decisões para que suas ações sejam satisfatórias para anecessidade dos clientes e o sucesso no negócio.
O plano de marketing só será eficaz se as informações e as análises contidas no plano forem boas e atualizadas. O plano de marketing bem elaborado e muito bem estudado tem a probabilidade maior de ser bem sucedido e alcança seus objetivos e metas.

As etapas de um planejamento

1) Sumário Executivo
2) Análise do Ambiente
3) Definições do público –alvo
4) Análise FOFA ou SWOT
5) Os objetivos e metas
6) Estratégia de marketing
7) Programas de ação
8) Demonstração de resultado projetado
9) Controle de marketing

Como elaborar um bom plano de marketing

I. Sumário Executivo

Independente do porte da empresa um plano de marketing tem que ter um sumário executivo para que a alta administração avalie que tenha um conhecimento precisodos objetivos e as metas, sendo bem clara e seguida para a realização dos objetivos estabelecidos pelo plano de marketing.
O sumário executivo nada mais do que um resumo do plano de marketing, contendo assim no resumo do plano de marketing as características principais do seu negócio de forma clara; estratégias alcançadas; metas estabelecidas de vendas; orçamento de marketing em relação àpropaganda e distribuição.

II. Análise de ambiente

A análise de ambiente e o primeiro passo do plano de marketing e o resumo de todas as informações pertinentes à empresa.
Com tudo em mãos a empresa deve avaliar vários ambientes e suas oportunidades que possa favorecer sua estratégia de marketing.

• O ambiente externo é influenciado tanto pela maneira positiva como negativa e são compostospelos concorrentes, consumidores, fatores econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos. Primeiramente teria que analisar e coletar o ambiente externo para ver com anda o mercado e se o plano cobrirá. Esta é uma informação muito importante para que as empresas saibam como o cliente esta lidando com o produto/serviço.

• O ambiente interno deve ser levado em considerações, pois envolveaspectos fundamentais para análise se é bom ou mau funcionamento dos equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos. A análise interna também é muito importante, pois estuda também o marketing mix ou 4Ps (produto, preço, promoção, ponto – de – venda (praça).) para que a empresa insira estas informações no contexto da participação do mercado por área geográfica paraprodutos/serviços individuais no total.

Análise de ambiente deve conter todos os fatores exercendo pressão indireta ou direta, tais como:

1. Fatores Econômicos: como inflação, distribuição de renda, taxas de juros e oscilações da economia. Os consumidores estão mais sensíveis ao preço, e está valorizando seu dinheiro como isto a mais procura de produto e serviço.

2. Fatores Sócios – culturais:tamanho da população, grau de escolaridade, sexo, profissão, estado civil, composição familiar e necessidade dos consumidores.

Estas informações podem ser obtidas em revista, jornais, mídias e outros, e muito importante para que a empresa tenha uma vasta informação do mercado que quer atuar.

3. Fatores Políticos/Legais: observações da lei sobre a empresa, cliente, fornecedor, como impostos,...
tracking img