Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Pesquisa e identificação das necessidades e oportunidades; 2
Tipo de produto a desenvolver; 3
Análise da envolvente externa; 5
Análise interna; 7
Análise da concorrência; 9
Anáise do consumidor; 10
Processo de segmentação; 12
Politica de produto; 16
Política de preço; 21
Política de distribuição; 24
Política de comunicação; 26
Bibliografia/ Webgrafia; 29

é um produto de higiene, usada em bebés, crianças e adultos que não têm (ou perderam) o controlo das suas necessidades fisiológicas.
Geralmente, quando referimos a palavra fralda, associamos ao bebé, pois este é o maior consumidor deste produto.
No passado, as fraldas eram de tecido, cor branca e presas por um alfinete, imagem que recordamos de algumas décadas atrás. Eramreutilizáveis, dispendiosas em lavagens, desconfortáveis e pouco higiénicas. Nos dias de hoje dispõem-se de recursos tecnológicos que fazem das fraldas produtos sofisticados.
Hoje em dia as fraldas mais vulgares são descartáveis, menos trabalhosas para os pais e mais higiénicas e confortáveis para os bebés.
Alguns problemas bastante vulgares com que muitos pais se deparam durante o uso da fraldadescartável do seu filho, são: irritações de pele, vermelhaços e até inchaços. Referimo-nos a este problema como dermatite das fraldas, a dermatose mais frequente da área da fralda. Este problema é causado pela humidade, fricção, urina e fezes que são factores preponderantes para a criação de agentes microbianos, que tornam a pele mais vulnerável a factores irritantes. Esta doença é geralmenteperiódica, com uma média de duração de dois a três dias. Estima-se que atinge 25 a 65 por cento das crianças e que ocorre sobretudo entre os seis e doze meses de idade.
A prevenção pode ser feita através da utilização de fraldas de tamanho adequado, super absorventes, que devem ser mudadas frequentemente, com uma limpeza regular, suave, e sem fricção. A aplicação de cremes e pastas protectoras apóscada muda de fralda torna-se igualmente benéfica, pois reduz as irritações e auxilia a cicatrização, procedimentos que por vezes não são adoptados pelos pais.

Deste modo realizámos uma pesquisa de mercado numa grande superfície comercial, junto das mães e dos pais que se dirigiam ao “corredor das fraldas” para a aquisição deste produto, através de um inquérito de respostas de escolha múltipla,contemplando duas questões de resposta aberta (anexamos uma amostra de cinco inquéritos), tentando desta forma saber as necessidades dos consumidores de fraldas de bebés, sendo que através da análise dos dados concluímos que uma fralda com uma proporção exacta de creme protector (incorporado na fralda) que respondesse às necessidades de um bebé seria um produto único no mercado com grandeoportunidade de consumo.
Para os pais nem sempre é fácil “acertarem” com as doses de creme, para além de que a própria aplicação do creme no bebé, pode não ser muito cómoda. Assim uma fralda com creme incorporado e de auto-colocação seria uma solução para estes problemas. Seria um mix de dois produtos num só, poupando a compra de cremes extras, e o tempo (escasso) dos pais, conjugando duas acções num gestosó.
Além do que foi mencionado anteriormente, existem também pessoas que consideram as fraldas modernas um produto nocivo ao meio ambiente e anti-ecológico, por não ser biodegradável e levar séculos para se desintegrar.
Vivemos numa época em que a sociedade começa a preocupar-se com o ambiente e na resolução dos problemas do mesmo e sabemos que, cada vez mais, no processo de decisão de compra osintervenientes têm em linha de conta os produtos mais ecológicos. Assim, preocupámo-nos com uma fralda que apesar de ter todas as características enunciadas, é também 100% biodegradável e amiga do ambiente.

O produtoconsiste numa fralda descartável, para utilização em bebés e crianças, e que tem como principal característica, um creme hidratante/protector, incorporado na dosagem certa, a...
tracking img