Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

I. Introdução 2

II. Apresentação da Empresa 3
2.1. O Grupo Schmitt+Sohn 3
2.2. Alcodi, Lda. – Representações de Produtos Eléctricos 4
III. Análise de Mercado 4

IV. Análise Competitiva Global 6

V. A Marca8

VI. Estratégias 8
1. Visão 8
2. Objectivos Estratégicos 9
3. Análise S.W.O.T. 9
4. Análise de Portfólio – A matriz BCG 12

VII. A Envolvente de Marketing 14
7.1. Microenvolvente 14
7.2. Macroenvolvente –Análise PEST 15

VIII. Tácticas de Marketing – Marketing-Mix 17
8.1. Produto/Serviço 17
2. Preço 17
3. Distribuição 18
4. Promoção/Comunicação 18

IX. Conclusão 20

Bibliografia 21

Anexos23




I. Introdução

O presente trabalho insere-se no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Marketing e tem como objectivo verificar a aplicação do mesmo por parte de uma empresa para atingir os objectivos a que se propõe, apesar de não vender ao consumidor final, pois apenas lhe pode, em última instância, prestar os seus serviços.
Cumpre ressalvar nesta fase que,pese embora um dos elementos do grupo exerça funções na empresa objecto de estudo, o mesmo, por uma questão de ética profissional e sigilo imposto, não pôde servir-se dessa posição para obter o material necessário à efectivação do trabalho, tendo servido de compensação o contacto directo com a empresa por parte de um outro elemento, enquanto administrador do condomínio do prédio onde reside, oque, por coincidência ou não, possibilitou aceder a dados imprescindíveis à realização do presente. Tal desiderato possibilitou amenizar as dificuldades encontradas devido à ausência de um departamento de marketing na Schmitt+Sohn Portuguesa.
A estrutura adoptada agrega quatro partes:
Inicialmente apresenta-se a Schmitt+Sohn procedendo-se a uma breve resenha histórica da mesma.
Na segunda partecaracteriza-se o mercado onde está inserida a empresa, fazendo-se uma breve introspecção da marca, como conceito estratégico para definir o sucesso da venda de produtos e prestação de serviços.
A terceira parte, que incorpora, digamos assim, o corpo do trabalho, respeita à estratégia e envolvente de marketing, definindo concretamente a segmentação do mercado e definição do público-alvo, passandopelo posicionamento da Schmitt+Sohn e as suas abordagens ao mercado.
Numa quarta parte ver-se-á como a empresa aplica as diversas tácticas de marketing leccionadas no programa da disciplina, para defender o seu produto numa economia global, em que impera uma fortíssima concorrência e em que o número de empresas de cada sector vai sendo cada vez menor, por só sobreviverem as mais fortes.Concluindo, refira-se que nada pudemos ou poderíamos inventar. Tudo o que afirmámos foi, para nós, também, objecto de leitura e estudo para apreender e aprender algo.


II. Apresentação da Empresa

A Schmitt+Sohn Aufzüge é uma multinacional com sede em Nuremberga na Alemanha.
Tem duas unidades de fabrico, uma em Nuremberga e outra no Porto.

1. O Grupo Schmitt+Sohn

A Schmitt+Sohn foifundada em 1861 em Nuremberga na Alemanha e já vai na 5.ª geração, encontrando-se no centro de todas as suas actividades a filosofia empresarial de um grupo familiar.
Há mais de 100 anos que o grupo Schmitt+Sohn impõe requisitos internacionais no fabrico de ascensores, ao nível do design, segurança e tecnologia.
Antes de mais, importa referir que as instalações da empresa foram parcialmente...
tracking img