Marketing e publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing e publicidade

I. Introdução:

I.I -“A publicidade e a sua importância”
Mais cedo ou mais tarde, qualquer marca ou produto presente no mercado necessita de publicidade, para aumentar a procura e evitar perca de mercado e manter-se viva e de boa saúde junto do consumidor. As técnicas de comunicação constituem uma poderosa ferramenta e podem influenciar a atitude dos consumidoresface ao produto/marca. As campanhas de publicidade servem, sobretudo, para conquistar ou manter a posição de liderança, assim como para diferenciar e aumentar o nível de notoriedade de produtos ou serviços num mercado onde a competição é cada vez mais feroz. A publicidade é portanto, um instrumento para ajudar as empresas a vender ao mesmo tempo que permite aos consumidores ter o máximo deinformação possível sobre os produtos para a tomada de decisão. Antes de mais é preciso conhecer os conceitos de publicidade.
A publicidade é um meio de promover vendas em massa, nesse sentido, tem de
interessar, persuadir e convencer o consumidor.
A publicidade, baseia-se no conhecimento da natureza humana, tentando influenciar e prever o comportamento do consumidor/cliente. Quanto mais se conhece asnecessidades, os desejos e os impulsos, mais fácil se torna colocar em prática uma estratégia publicitária. Para que um anúncio cumpra a sua missão, levando o consumidor a adquirir o produto anunciado é necessário o apelo a uma necessidade, despertando ou criando o desejo.

I.II- “Definição de campanha publicitária”
Podemos definir campanha publicitária como o período em que determinado produtopermanece em divulgação na imprensa, na rádio ou na televisão, etc.  
Anterior a ela, está uma estratégia de comunicação que implica: a melhor mensagem para um produto e um público concretos; a escolha do meio (imprensa, rádio ou televisão) em função da audiência; a definição do suporte apropriado (tal jornal ou revista, dada rádio ou um certo canal de televisão); e a dimensão (tempo depermanência, dias da semana ou horas do dia).  

A publicidade:
É um meio de tornar conhecido um produto, um serviço, uma marca ou uma empresa
Tem como principal objectivo despertar junto dos consumidores o desejo pelo produto anunciado, ou criar/elevar prestígio ao anunciante. Deve portanto interessar, persuadir, convencer e por fim levar á acção.
Tem de ajustar a mensagem ao consumidor-alvo
Deveconduzir ao acto de compra

Determinar os objectivos da publicidade
A publicidade permite atingir os seguintes objectivos:
Informar: a publicidade permite dar a conhecer as características dos produtos, assim como aumentar os níveis de conhecimento que sobre eles se têm. Aumentar a notoriedade: o nível de conhecimento sobre um produto/marca faz aumentar significativamente as hipóteses doconsumidor querer adquirir o produto. A divulgação das marcas permite que os potenciais consumidores conheçam a sua existência no mercado, aumentando-lhe a notoriedade.
Diminuir o esforço de compra: quanto maior forem os conhecimentos sobre uma marca mais fácil se torna tomar uma decisão. Influenciar na decisão de compra: Objectivo máximo da publicidade.

Fazer o briefing da campanha
A realização deuma campanha publicitária resulta de um plano de marketing, do qual fazem parte outros instrumentos que são também importantes e que englobam o mix da comunicação:
-relações públicas
-força de vendas
-promoções
-marketing directo
A campanha tem como objectivo dar resposta aos objectivos inicialmente propostos no plano de marketing face ao produto/serviço. Poucas são as empresas que dispõem dedepartamentos que consigam realizar todas as fases que constituem a campanha publicitária, o primeiro passo será portanto seleccionar uma agência responsável pela elaboração de um briefing publicitário. Este processo de selecção pode ser feito por adjudicação directa ou por concurso. Este briefing tem como base os objectivos da empresa e também o orçamento disponível, sendo esta empresa...
tracking img