Marketing verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


No final dos anos 80 em muitos paises as pessoas passaram a pressionar os políticos para que desse mais atenção ás questões ambientais paralelamente a este movimento os partidos verdes começaram a crescer e a conquistar estão no parlamento europeu.
De repente os consumidores passaram a preocupar-se com a origem ou destino final daquilo que consumiam causando conseqüênciainclusive nas bolsas de valores, pois as empresas perceberam que seus lucros dependiam de seus produtos serem ou não recicláveis ou biodegradáveis.

A “alienação” de pequenas empresas à questão ambiental, pode ser encarada como um paradigma. A elaboração desse projeto está orientada para contradizer esse “mito” de que um Sistema de Gestão Ambiental só é importante e viável nas grandes empresas eassim conscientizar os empresários sobre a importância de preservar o meio ambiente e os benefícios da gestão ambiental para a sua empresa e sociedade como um todo.
Nos últimos tempos, percebe-se que a questão ambiental é um problema sério e que está sendo cada vez mais discutido entres as grandes empresas. Mas necessita-se de que as pequenas empresas também se conscientizem da importância de seimplantar um Sistema de Gestão Ambiental, e que isso não é só um problema das grandes empresas, mas sim de todas.
Como o conhecimento se dá a partir daquilo que experienciamos e não por informações transmitidas, a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental em pequenas empresas resulta de ampliação “horizontal” do conhecimento ambiental, com a participação direta de um grande número de agentesenvolvidos. De uma forma sistêmica, constitui-se um mecanismo direto para avaliar a consciência ambiental. Dessa forma, por exemplo, o esclarecimento de parte dos funcionários das empresas acarretara maior conscientização nas famílias, nos grupos sociais, na sociedade em geral.

À medida que o ambiente muda, ele requer uma adaptação criativa ou uma reação por parte dos organismos que com eleinteragem. Muitas vezes, estes organismos caracterizam-se por um comportamento rígido. Aprenderam um conjunto de padrões que marcou sua adaptação eficiente e eficaz ao ambiente, à medida que ele foi sendo constituído.































JUSTIFICATIVA


Já dizia Peter Drucker, considerado um dos maiores pensadores da administração moderna, que o:“Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separado. É um negocio total visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor o sucesso empresarial não é determinado pelo fabricante, mas pelo consumidor”.
Nesse sentido Drucker afirma que o negócio de uma empresa é definido pelo consumidor e por suas necessidades. A empresa deve ser encarada de fora, doponto de vista do consumidor e do mercado, ou seja, deve adotar uma perspectiva de analise de fora para dentro. Dadas às necessidades do cliente, a indústria desenvolve-se para trás, preocupando-se primeiramente com a entrega da satisfação do cliente.
O trabalho do Eco marketing dentro da empresa traz para a experiência acadêmica a certeza de que o papel do Marketing auxilia na compreensão deque a estratégia da empresa deve girar em torno da construção de relacionamentos lucrativos com os clientes. O Marketing também proporciona informações aos responsáveis pelo planejamento estratégico, ao ajudar a identificar oportunidades de mercado.
No inicio do desenvolvimento do Eco Marketing, podia-se descrever o cliente-alvo de forma bastante ampla, com base nas suas preferências de produtos ehábitos de compra. Pela escolha do produto podia-se definir o perfil de um consumidor, ou seja, esta escolha refletia seu perfil. Esta preferência ou perfil dificilmente mudava muito com o passar dos anos, apesar da renda e estilo de vida influir num gradual desenvolvimento do tipo, qualidade e preço dos produtos demandados.
A força fundamental desta relativa estabilidade era fidelidade à...
tracking img