Marketing verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra |
|Marketing Verde |
|Marketing Verde, Marketing Ecológico ou Marketing Ambiental ||Trabalho elaborado por: Mariana Tomás Agostinho C2 Nº17 |
|18-05-2010 |


Índice


Introdução 3

1. Marketing Verde 4

1.1. Marketing Verde e asEmpresas 5
1.2. Marketing Verde: Casos práticos 8
1.3. Campanhas de sensibilização ecológica 14
1.4. Curiosidade 15
Conclusão 16

ANEXOS 17

































Introdução



Sendo proposto pela disciplina de Marketing, realizar um trabalho sobre as várias vertentes do Marketing, apelidado pela professora Cristela de MarketingMania, optei porrealizar um trabalho relacionado com o Marketing Verde, pelo que foi o que mais me chamou à atenção e me despertou mais interesse, após uma breve referência relativamente aos mais variados tipos de Marketing como o Marketing Experimental e Experiencial, o Marketing Aromático, o Marketing Social, o Marketing do Desporto, o Marketing Religiosos, Político, Radical, o Marketing de Guerrilha, oMarketing Viral, o Endomarketing, Marketing Pessoal, o Marketing Directo entre muitos outros. O marketing hoje em dia, consiste em criar e oferecer produtos e serviços capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores. No marketing verde, os consumidores desejam encontrar a qualidade ambiental nos produtos e serviços que adquirem, assim ajudam o ambiente e ao mesmo tempo adquirem umamelhoria na qualidade de vida. Neste trabalho tenho ainda o objectivo de dar uma definição de Marketing Verde, o Marketing Verde nas empresas/organizações, vantagens e desvantagens deste. Pretendo ainda fazer referência a alguns casos práticos, ou seja, empresas/organizações ou marcas que através de campanhas publicitárias aos seus produtos a divulguem consoante os objectivos do MarketingVerde, fazer referência a algumas campanhas publicitárias de sensibilização ecológica e dar a conhecer uma empresa que trabalha no ramo da consultoria para minimizar os impactos ambientais e os seus gastos.
















1. Marketing Verde



O Marketing Verde, também conhecido como Marketing Ecológico ou Marketing Ambiental, surge nos anos setenta, quando a AMA – AmericanMarketing Association, realizou um workshop relacionando o marketing com o meio ambiente. O Marketing Verde é conhecido pelas acções ou soluções a adoptar por parte de organizações, empresas e consumidores que se preocupam com o ambiente e procuram contribuir para uma sociedade sustentável, ou seja, o Marketing Verde consiste em todas as actividades que se relacionam com o marketing, juntando a esteas preocupações ambientais. Esta vertente do marketing começou a ganhar mais ênfase no século XX, século este, de grandes cuidados ambientais, quer por parte dos consumidores, quer por parte das empresas e organizações, devido ao aumento do rigor das legislações ambientais, à pressão de grupos ambientalistas e também ao aparecimento de consumidores que apelam por uma melhoria na suaqualidade de vida. Não nos podemos esquecer que nesta era virtual de grandes regalias, benefícios e confortos facultados por uma vasta gama de produtos e serviços, que tiveram um custo muito elevado para o ambiente, que efectivamente levaram ao surgimento do efeito de estufa, as chuvas ácidas, lixo nuclear, poluição atmosférica e aquática.

















Fig 1- Marketing verde...
tracking img