Marketing suvinil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A SUVINIL, marca de tintas imobiliárias da BASF, foi fundada em 1961 e é a empresa com maior market share no mercado de tintas brasileiro. Possui fábricas em São Bernardo do Campo, São Paulo e Jaboatão dos Guararapes. A Suvinil possui uma linha de produtos constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Atua no mercado nacional, além deexportar para países como Paraguai, Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países da África. Está entre as marcas mais lembradas pelo público
A SUVINIL desenvolve produtos inovadores com as mais avançadas tecnologias, conquistado cada vez mais a preferência dos consumidores que buscam renovação, bem-estar e qualidade de vida por meio das sensações que as cores proporcionam.
-


A história
Ahistória da marca começou em 1961 quando o empresário paulista Olócio Bueno, proprietário da Super, até então uma pequena fábrica de tintas para automóveis que funcionava no bairro da Pompéia (SP) desde 1945, decidiu copiar uma tinta à base de látex sintético, chamada PVA. O composto, também conhecido popularmente como vinil, levou o empresário a mudar o nome de sua fábrica para SUVINIL, formado por “SU”,de Super, e “VINIL”. A empresa surgiu com a produção centralizada em São Bernardo do Campo, REGIÃO DO abc em São Paulo, e algumas estratégias inovadoras: o diretor de vendas Augusto Cretella ia atrás de pintores de parede que conhecia e levava-lhes latas de tinta com modificações para ver se eles as achavam melhores ou piores. Pegava então as respostas dos pintores e repassava-as ao laboratóriocom a recomendação de que fizessem as alterações. Com isso, a SUVINIL produzia a tinta que o pintor queria.
-
-
Três anos mais tarde, o negócio de tintas automobilísticas crescia e nascia a Combilaca, nome inspirado na Kombi, da Volkswagen, empresa para quem vendia praticamente toda a sua produção de tinta automotiva. Enquanto isso na Alemanha, a empresa BASF entrava no ramo de tintas,adquirindo a GlasuritWerke, uma das maiores companhias européias do setor. Após tentativas em vão com empresas americanas, japonesas e austríacas, Bueno dirigiu-se à BASF ao saber que a Glasurit pretendia instalar-se no Brasil. Os alemães compraram 60% das ações da Combilaca, cuja razão social passou a ser Glasurit-Combilaca. Em 1969, a BASF fundou a Glasurit do Brasil, que incorporou a Combilaca e aSUVINIL.

-
-
A fábrica de São Bernardo crescia velozmente. Tanto, que a década de 70 foi empregada na expansão da Glasurit e da SUVINIL para outras regiões do país. Em 1975, foram instalados escritórios de vendas no Sul, no Nordeste e no Rio de Janeiro. Mais tarde, entre 1977 e 1979, impulsionada pelo crescimento do segmento de construção civil (alavancado pelo “milagre econômico”), a BASFinaugurava, quase ao mesmo tempo, três fábricas: a de Santa Cruz, no Rio de Janeiro; a de Sapucaia, no Rio Grande do Sul e a de Jaboatão, no Recife.
-
-
Após o fantástico período de crescimento, veio à diversificação. Ao entrar na década de 80, os dirigentes da BASF perceberam que já não bastava produzir o PVA. Era necessário ir ao encontro do mercado, que começava a demandar por novidades. Assim, em1983, surgiu a primeira tinta SUVINIL não destinada às paredes. Era a Suvinil Piso, resultado de avanços tecnológicos que permitiram produzir uma tinta tão resistente que se podia pisar nela. Um ano depois seria lançada a tinta acrílica, mais uma opção durável, resistente e lavável, que propiciava brilho às paredes, diferenciado-a do PVA. Mais tarde seria lançado o acabamento acetinado. É tambémdessa época o uso do patrocínio para reforçar a marca.
-
-
A primeira vez que a SUVINIL lançou-se nessa estratégia foi ao assinar contrato com o Santos Futebol Clube que, vestindo a camiseta com o logotipo da marca, foi à França e venceu o torneio europeu de 1987. A década de 80 foi marcante para a SUVINIL, que atingiu a liderança do segmento de tintas imobiliárias e viu aumentar, ano a ano,...
tracking img