Marketing puro sabor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

CLEBER ALEXANDRO MARINHO FRANZOSO

ESTUDO MERCADOLÓGICO PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO RESTAURANTE PURO SABOR

BELO HORIZONTE
2012
CLEBER ALEXANDRO MARINHO FRANZOSO

ESTUDO MERCADOLÓGICO PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO RESTAURANTE PURO SABOR

Projeto de Estágio Supervisionadoapresentado ao curso de Administração, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro Universitário Newton Paiva, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientadores
Edgar Afonso Lamounier – Conteúdo
Maria Eugênia M. Castanheira – Metodologia

BELO HORIZONTE
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. REFERENCIAL TEÓRICO 5
3. METODOLOGIA 13
4.CRONOGRAMA 15
REFERÊNCIAS 16

1. INTRODUÇÃO

Marketing é um processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores. É um poderoso diferencial entre as empresas que possibilita o conhecimento do mercado e tem como finalidade, envolver a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modoque beneficie a organização e seu público.

Uma das ferramentas do marketing é a pesquisa de mercado, que possibilita o melhor entendimento do mercado-alvo. A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de negócio. Além de auxiliar em tomadas de decisão, na redução dos riscos da administração do marketing, e servir de base para açõesestratégicas da empresa, é uma ferramenta de analise de mercado e interpretação da realidade, ajudando também na adaptação da organização no desenvolvimento tecnológico do mercado.

No decorrer dos últimos 30 anos, a distribuição alimentar evoluiu de maneira significativa. O desenvolvimento tecnológico possibilitou a criação de novas técnicas de gestão, de logística e de controle de qualidade, cujoobjetivo maior é satisfazer as necessidades dos consumidores. O mercado de self-service foi uma forma encontrada pelos donos de restaurantes para economizar no salário, reduzindo postos de trabalho, principalmente o de garçom. O marmitex, foi criado para satisfazer uma necessidade que surgiu com o ritmo de vida acelerado e o aumento do fluxo de trabalho da população. De acordo com os Dados do Índicede Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Apontam que comer fora de casa ficou, em média, 10,49%, mais caro no Brasil no ano de 2011. As quentinhas, portanto, se tornaram uma opção de almoço de muitos trabalhadores, que decidiram investir nesse tipo de refeição não somente pela praticidade, mas também pelo preço. “O perfil do nosso público consumidor é composto por trabalhadores, mas tambémvendemos para pessoas que já não querem mais cozinhar em casa”. (JORNAL PRIMEIRA PÁGINA, 2012)

O negócio de restaurante self-service é bastante promissor, mas possui forte concorrência. O empresário precisa diferenciar-se da concorrência na escolha do cardápio, na decoração e principalmente no atendimento.

Atuando neste segmento, o restaurante Puro Sabor foi criado há 5 anos no bairro DonaClara. Atuando no ramo alimentício de self-service e de delivery , o restaurante conta com 7 funcionários, uma estrutura de 75 m2 (foto 1)localizado em frente ao Colégio Dona Clara.Seus principais fornecedores estão situados na central de Abastecimento de Minas Gerais, Ceasa Minas, tendo como concorrentes restaurante de self-service do bairro e seu público-alvo são trabalhadores e estudantes do bairroDona Clara.

FIGURA1 – Salão de Atendimento.

Fonte: Autor, 2012

Observa-se que o restaurante Puro Sabor tem um problema em sua gestão mercadológica, devido à falta de uma divulgação mais efetiva e ampla de seus produtos e serviços, e à perda de seus clientes para os seus concorrentes, que possuem uma estrutura maior e praticam um preço menor. Isto tem acarretado na perda do espaço...
tracking img