Briefing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRIEFING ARCOR
HISTÓRIA
A empresa Arcor, fundada no dia 5 de julho de 1951 por Fulvio Salvador Pagani juntamente com irmãos: Modesto, Pablo, Vicente Maranzana, Mario Seveso e Enrique Brizio , em Arroyito – Córdoba, na Argentina.
O nome da marca surgiu com a junção dos nomes, de onde foi fundada a primeira bala da Arcor, onde Ar (Arroyito) e Cor (Córdoba).
A ideia inicialera montar uma fábrica de capacidade pequena, de apenas 10 toneladas diárias de guloseimas, para oferecer aos consumidores um produto de qualidade e preço acessível. Com aprovação dos seus consumidores a empresa foi crescendo e se expandindo pelo interior da Argentina até chegar a capital Buenos Aires.
Em 1958, a ARCOR, que havia modernizado sua linha de produção com equipamentos europeus paraatender a crescente demanda, já produzia mais de 60 toneladas diárias de balas e de outras deliciosas guloseimas açucaradas como: gomas de mascar, doces, pastilhas e os tradicionais alfajores. Revelando desde cedo sua vocação para expansão e diversificação de sua linha de produtos.
No ano de 1964 a empresa realizou suas primeiras vendas de matéria-prima para o exterior, além de participar defeiras internacionais em seu segmento. Em 1968 seus produtos começam a ser exportados para os Estados Unidos e em 1970 a ARCOR da início à produção de chocolates em barras, expandindo para a fabricação de bombons, e mais tarde, ovos de páscoa. A partir desta década, já com várias fábricas na Argentina a marca começa a expandir-se timidamente na América do Sul, fixando-se no Paraguai (1976) eUruguai (1979).
A marca chegou ao Brasil em 1981, adquirindo a Nechar Alimentos, uma fábrica de balas em Rio das Pedras, no interior paulista, que vem sendo modernizada e hoje abriga suas unidades de produção de balas e chicletes do país. Esta época também foi marcada pelo lançamento de um dos produtos de maior sucesso da empresa: os bombons Bon o Bon, comercializados a preços acessíveis evendidos individualmente o que tendia a agradar adultos e crianças.
Em 1989 a empresa ingressou no mercado chileno. A década de 90 começou de forma trágica com a morte do fundador da empresa em um acidente no dia 29 de dezembro. Seu filho mais velho, Luis Alejandro Pagani, assumiu o comando da empresa e deu início a transformação da ARCOR em uma empresa global, com o lançamento de novas marcascomo: chocolates Cofler e a primeira linha de chocolates finos. O ingresso no mercado europeu, além de realizar importantes e estratégicas aquisições, dentre as quais a da Aguila Saint, uma das mais tradicionais produtoras de chocolates da Argentina; Noel, outra tradicional marca argentina de doces e guloseimas com mais de um século de vida; LIA, reconhecida produtora de bolachas; e Dos en Uno,empresa chilena líder na produção de guloseimas e chocolates.
Acreditando no potencial brasileiro, a empresa ergueu a mais moderna fábrica de chocolates do grupo, inaugurada em 1999, mesmo ano em que abriu escritórios comerciais no Canadá. A empresa também cresceu no mercado brasileiro através de aquisições de marcas tradicionais como as balas: 7 Belo e Kids, e da tradicional paçoca Amor,criada em 1959 e que se tornou um ícone em seu segmento. Em abril de 2004, a empresa anunciou uma joint-venture com o Grupo Danone no ramo de biscoitos na Argentina, Brasil e Chile. Essa aliança deu origem a maior empresa de biscoitos da América do Sul, comercializando marcas tradicionais como Aymoré (popular marca mineira de bolachas que surgiu no mercado em 1958), Triunfo (no mercado desde 1974,sempre trazendo para o consumidor biscoitos diferenciados e uma grande variedade de sabores), Danix (linha biscoitos que tem como publico alto as crianças, que além de saborosos são enriquecidos com Vitacálcio, um mix de vitaminas e cálcio) e Break’ Up (linha de biscoitos que fala a língua dos adolescentes).
Outra grande novidade foi o ingresso da empresa no segmento de gelados, estendendo...
tracking img