Marketing pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING PESSOAL: UMA NECESSIDADE PROFISSIONAL

RESUMO

Vive-se atualmente um período de rápidos avanços em todos os setores da sociedade, e onde pessoas e empresas têm certa dificuldade de acompanhar o incessante e rápido ritmo do mercado. E este ritmo é ditado pelo próprio mercado e pela concorrência entre as empresas que estão constantemente em busca da expansão da atuação e influenciasobre o mercado. Sendo assim, todos os bons profissionais contemporâneos têm a consciência de que as empresas analisam muito mais que a sua experiência profissional. Tem-se atualmente uma grande preocupação com o capital intelectual e a ética, sendo estes fatores fundamentais na definição do perfil daqueles que se tornarão parceiros e colaboradores. Sendo assim, o marketing pessoal tornou-se aferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, bem como sua comunicação e apresentação trabalhem a seu favor no ambiente profissional. E quanto maior for a auto estima do profissional, melhor o seu desempenho, uma vez que a mesma é a capacidade que a pessoa tem de confiar em si própria e se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida. Baseando-se nestes fatores é que sebuscou a realização de uma pesquisa bibliográfica para a realização deste trabalho, buscando focalizar sempre a importância do marketing pessoal na vida dos profissionais contemporâneos.

Palavras-chave: Estratégia. Ética. Autoestima. Motivação.

1. INTRODUÇÃO

O cenário atual do trabalho está voltado para ambientes em contínuas mudanças, enfrentando concorrência cada vez maisacirrada, exigências de uma maior produtividade, redução de custos e prazos cada vez menores para apresentarem resultados eficazes, enfrentando situações em que os problemas são cada vez mais complexos.
Neste contexto de complexidade e competitividade, um dos maiores desafios é otimizar a gestão de recursos humanos, destacando-se o Marketing Pessoal, evidenciado por diversos autores como fator desucesso para as organizações. Dentre os pensadores, podemos mencionar Borres (1998), que assinala:

É objetivo do Marketing pessoal criar e manter sólido o comprometimento de cada funcionário com a política da organização, e também atender plenamente as necessidades e expectativas do plano de carreira em relação à qualidade dos serviços e contribuições prestados à organização. Todos devem ter umplano de marketing pessoal. Os individuos devem traçar objetivos para alcançarem suas metas, sem focar os objetivos é impossivel começar algo importante.

Este trabalho visa mostrar como o Marketing Pessoal pode auxiliar as organizações na implantação de sistemas de gestão que facilitam a melhoria da competitividade através da eficácia operacional, o indivíduo, elemento chave no sucesso daorganização, sendo ele, o capital intelectual o grande segredo. Nesta perspectiva, talvez, o maior desafio para as empresas seja criar condições para a inovação, a criatividade, o comprometimento e a assimilação das mudanças em todos os seus setores.
Este artigo tem como objetivo identificar as dificuldades dos profissionais para serem classificados em uma empresa, bem como verificar operfil dos colaboradores e definir metas que possam ser usadas para medir o progresso de uma empresa.
Assim, o trabalho foi constituido a partir do estudo de vários teóricos que defendem a eficácia do marketing pessoal como critério para efetivação numa empresa de sucesso, pois sabemos que o sucesso não depende apenas de uma boa ideia ou de um destino generoso. É necessario planejar um roteiro deações que facilitem a obtenção do sucesso pessoal e profissional.

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, marketing significa comercialização, mas também realização. Engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras. O marketing identifica a necessidade e cria a...
tracking img