Marketing pessoal e carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Marketing é um conjunto de atividades que compreende o objetivo de atender ás necessidades e desejo do mercado em geral, pode-se afirmar que desde os primórdios da civilização, o Marketing desenvolveu-se de forma empírica, ou seja, através de sua experiência ao longo dos anos.
Com tantas mudanças no cenário mundial em diferentes segmentos, se faz necessário àsempresas acompanharem as necessidades do mercado. Dessa forma, as organizações buscam em meio ao Marketing, uma maneira de se alocarem no mercado diante das transformações e necessidades imediatas.
Da mesma maneira, as pessoas têm criado fatores que contribuem para o seu crescimento pessoal e profissional. Sendo assim, as pessoas desenvolvem um plano estratégico voltado para si, quenecessariamente irão diferenciá-las no mercado, o chamado: Marketing Pessoal, que definirá uma Carreira de sucesso futuramente.
Para definir um bom marketing pessoal e carreira, deve-se entender o conceito e história de cada um, e somente após, será possível compreender a importância profissional

2. Histórico do Tema
Francisco Alberto M. Souza[1], afirma que a história do Marketing podeser dividida da seguinte forma, inserida no contexto da evolução do pensamento administrativo:
Pré-história: Antes denominado mercadologia, tinha como objetivo estudar formas de vendas, promoções, distribuição e novos processos, pois considerava a orientação para a produção e não existia a preocupação com os clientes, como atualmente.
Perspectiva Clássica: Tem como característica adivisão do trabalho, especialização de tarefas e alta produção. Neste contexto, o Marketing está voltado para orientação de produção, considerando uma visão sobre o aumento da produtividade e não se importando com a satisfação do cliente.
Perspectiva Humana: Esta visa fatores internos, considerando a preocupação com os funcionários na intenção de torná-los satisfeitos e consequentemente,mais produtivos.
Perspectiva Quantitativa: Tal perspectiva avalia técnicas de matemática e estatística na análise de mercado e na tomada de decisões, formando um conjunto de estratégias imprescindíveis para o marketing.
Perspectiva Moderna: A visão moderna é o conjunto das demais perspectivas, de forma a completar o sentido de marketing. É nessa abordagem que o Marketing inicia seuprocesso de desenvolvimento, baseando-se na teoria Contigencial, subentendendo-se que todas as mudanças dentro do Marketing ocorreram devido ás alterações no ambiente, ou seja, na economia e sociedade, com clientes e concorrentes.
3. Evolução do Marketing
No século XX, com o desenvolvimento da sociedade, alguns recursos tornaram-se escassos, havendo assim, dificuldade de interaçãoentre produto e consumidor. As empresas se preocupavam em vender e distribuir o que já havia sido produzido. Ninguém se preocupava em atender aos desejos e anseios particulares do mercado, pois naquela época o padrão de vida estava estagnado em níveis muito baixos e o Marketing chegava a ser considerado como uma atividade isolada. Com a Revolução Industrial e o desenvolvimento dela decorrente, oMarketing começa a adquirir grandes dimensões. Inicia-se a produção em massa, os negócios são ampliados, iniciando o surgimento de grandes estabelecimentos comerciais, ocorrendo assim um processo acelerado de urbanização.
Atualmente, com a evolução tecnológica e diante de tantas mudanças no cenário mundial como economia, tecnologia da informação e tantos outros fatores, o tema tende a ficarcada vez mais extenso. Sendo assim, para uma organização manter suas expectativas e atingir seus objetivos, é de suma importância que se desenvolva um bom plano estratégico, que definirá suas fraquezas, forças, oportunidades e ameaças. Antecipar às mudanças e identificar novas oportunidades requer postura de empresas lideres capazes de descobrir suas forças internas para negociar mudanças e...
tracking img