Marketing multinivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3 CARACTERIZANDO A SUSTENTABILIDADE

3.1 Gestão ambiental


Apesar de estar sendo bastante divulgado na mídia, entender o termo “gestão ambiental” não é tão fácil quanto parece, devido a sua própria abrangência. Esse termo é comumente empregado para indicar atos no contexto ambiental, sendo percebido em determinados espaços geográficos, como por exemplo, parques e reservasflorestais, áreas em que foram definidas como proteção ambiental, dentre outros.


Ao se analisar o termo “gestão ambiental empresarial”, percebe-se que este se limita a empresas e instituições, sendo definida por Rohrich e Cunha (2004, p.3) como sendo:


Um conjunto consistente de políticas e práticas administrativas operacionais que consideram a proteção do meio ambientepor meio da mitigação de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida do produto.


Em complemento ao tema, Donaire (2006) comenta ainda que, inicialmente as empresas necessitavam preocupar-se somente com a qualidade dos sistemas deprodução, com a produção de elevados lucros, além de investir na padronização da performance dos colaboradores. Essa percepção industrial, idealizada pelas instituições, foi sendo enfraquecida ao longo dos anos, onde:


Os administradores começaram a ver que suas organizações não se baseavam somente, nas responsabilidades referentes a resolver problemas econômicos fundamentais (oque produzir, como produzir e para quem produzir) têm presenciado o surgimento de novos papéis que devem ser desempenhados, como resultado das alterações no ambiente em que operam (DORAIRE, 2006, p.15).


A questão ambiental foi incluída definitivamente ao contexto das organizações no ano de 1972, em Estocolmo na Suécia, durante uma Conferência das Nações Unidas cujo tema era o MeioAmbiente, embora inicialmente tenha sido considerada apenas uma imposição regulatória do governo, haja vista que foram exigidas diversas regras e obrigações, tanto pelos órgãos reguladores, como pela própria sociedade.


No entanto, percebeu-se que a Conferência de Estocolmo serviu como marco inicial para o importante desenvolvimento comportamental que estava por vir ao mundo, pois apartir desse momento as ações ambientais precisariam ser incluídas no contexto das responsabilidades sociais das instituições.


O ano de 1992 foi um merco evolutivo na gestão ambiental, pois ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - CNUMAD, popularmente conhecida como ECO-92, representando um verdadeiro avanço na promoção de melhorias nasustentabilidade ambiental.


Assim na visão de Kinlaw (2007, p.22), tem-se que:


O termo "desempenho sustentável" descreve como as organizações devem conduzir seus negócios para continuar conduzindo os mesmos negócios futuro adentro. Se o objetivo primeiro das organizações é permanecer vivas, então o desempenho sustentável descreve o que é necessário para permanecer vivasna nova era ambiental. Se desempenho de qualidade tornou-se o lema desta década, desempenho sustentável (ou algo similar) irá se tornar o lema da próxima década.


Diante dessas considerações, idealiza-se um panorama futuro, sendo a cada dia mais presente no cotidiano as empresas, no qual é percebido que, a gestão ambiental empresarial transformou-se em sinônimo de laboriosidade eespecialmente, de competitividade. Deste modo, nota-se que a percepção sobre a poluição tem apresentado um novo ponto de vista, já que antigamente era percebida como algo indesejável, e atualmente é entendida como um recurso produtivo que está sendo desperdiçado.


Entende-se por Gestão Ambiental o conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações e procedimentos para...
tracking img