Atps processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS

RIBEIRÃO PRETO – SP
20 RA:
ENIO CASSIMIRO DE ARAUJO RA
JEFERSON DA ROCHA RA:
MAX SIMEÃO DA SILVA RA:


ROTEIRO DE NEGOCIAÇÃO


Trabalho de (Roteiro de Negociação) referente à Atividade Prática Supervisionada (ATPS), apresentado à Faculdade Anhanguera – Uniderp, como requisito parcialpara a obtenção de média semestral na disciplina de Processos Gerenciais, sob a orientação do Prof Thiago, Tutor Josué Durães.

Aprovado em:


Banca Examinadora


___________________________________
Prof.





Introdução

Roteiro de Negociação Salarial

Sabemos que a negociação faz parte do nosso dia a dia e quanto é corriqueira dentro de uma empresa, estamos negociando o tempotodo. Imagine a situação, você deseja um aumento salarial e ele lhe é negado, o que fazer diante desta infortunada situação, o que falar e como falar.
Negociar é a solução se pretende tentar mudar esta situação, e este processo de comunicação deve ser feito com planejamento. Este roteiro trás algumas dicas do que fazer neste momento delicado onde o objetivo é conseguir o tão desejado aumentosalarial.

Roteiro de Negociação Salarial
Etapa, 4, passo, 3

Após a tentativa frustrada de aumento de salário é preciso primeiramente manter o equilíbrio emocional, agir pela razão. É importante receber bem uma resposta negativa, sabendo que ela pode ser revertida mantendo-se o controle da situação, planejando melhor a futura negociação.
Durante uma negociação é vital o planejamento, rever todosos possíveis pontos negativos da primeira negociação, adquirir todas as informações necessárias para os argumentos que vão ser expostos durante a futura conversa. Saber o momento certo de pressionar e de ceder, ter atitude, saber lidar e conhecer o seu oponente, fazer propostas, ouvir mais do que falar, enfim ajustar uma estratégia de acordo com os limites de satisfação de ambas as partes.
Todobom negociador deve municiar-se de todos os argumentos relevantes para atingir seus objetivos. No caso de um aumento de salário é necessário expor o diferencial que você trás para a empresa, por exemplo, qualificação profissional por meio de curso superior e cursos profissionalizantes na área de atuação, bem como demonstrar os resultados positivos para empresa, os quais foram delegados a suaresponsabilidade. Ter bom senso e seguir algumas regrinhas vai ajudar bastante neste processo.
1) Escolher o momento certo para conversar é fundamental.
2) Saiba em que momento seu superior e sua empresa estão. Se no último ano ela acumulou um prejuízo enorme, mesmo que você seja o melhor funcionário, dificilmente conseguirá alguma coisa.
3) Marque uma reunião para falar sobre sua condição salarial eponto. Não dê indiretas.
4) Nunca vá solicitar um reajuste com um ultimato na mão (especialmente coisas do gênero "recebi uma proposta mais interessante do que tenho aqui". Mais grave ainda se você não tiver proposta nenhuma). Nenhuma chefia experiente cai em blefes e você ainda corre o risco de queimar sua imagem.
5) Nunca comece a conversa com coisas como "acho que você não aprecia meutrabalho" ou "a empresa não me reconhece", mesmo porque seu interlocutor é seu chefe e não seu terapeuta. Aja como um profissional.
6) Tenha uma proposta embasada em mente ("busco um aumento de 15%") e esteja preparado para a negociação. O ideal é antes pesquisar no mercado em sites de headhunters e jornais sobre a média salarial vigente para seu cargo e não se esqueça de contabilizar benefícios quevocê tem no momento (sim, eles fazem parte do salário) e apresentar esses números para a chefia.
7) Mostre sempre o valor que você tem na instituição, em números se puder (exemplo: "nos últimos seis meses trouxe N clientes para a empresa e como consequência o faturamento cresceu em X%"), mas não se esqueça de que isso é válido se você superou as expectativas do cargo. Ninguém ganha uma promoção...
tracking img