Historia da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Arte


Movimento: Bauhaus
Obra: O Homem
Autor: Oskar Schlemmer
Data: 1928
Local: Dessau

Pintor, começou a dar aulas na Bauhaus em 1920 como director da oficina de escultura, envolvendo-se também com a oficina de metal temporariamente; depois, assume a direção de arte teatral.

Schlemmer apresenta o programa da disciplina O homem, ministrada por ele na Bauhaus.



Folha1: Imagem da Obra - “O homem”, 1928

[pic]

Autor: Oskar Schlemmer
“A medida do ser humano, relacionada com a medida do meio ambiente, serve de introdução à instalação do modus vivendi.” (Oskar Schlemmer, diário 03.11.1928)
A finalidade consiste em familiarizar o aprendiz com o homem todo, fazendo-o a partir de dois tipos distintos de consideração: o aparecimento visível e suaapresentação. Portanto o perfil linear e o desenho plástico do corpo, na forma reduzida à expressão linear mais simples possível. Em seguida as medidas e as proporções (ensino das proporções de Dührer, Leonardo, seção áurea), em seguida a apresentação da mecânica e da cinética, suas leis de movimentação, possibilidades e limites em si, ao ar livre (natureza) em espaço limitado (arte), diagramas de movimento,coreografia.
Folha 4: Movimento Caracteristicas
Bauhaus STAATLICHES BAUHAUS 1919-1933
A Bauhaus desenvolveu um tipo de Design, conforme ao Movimento Moderno, que incorporava os “novos materiais”, como o betão armado, o vidro e o aço, evitando o ornamento e dando expressão estética ao modo de produção industrial dos objectos.
Alguns críticos atribuem á Bauhaus a invenção do moderno conceito deDesign. A moderna tipografia {os tipos} também têm origem na Bauhaus.
Bauhaus é uma palavra feita pela contracção do termo germânico bauen (construir, edificar) e haus (casa).
O nome foi criado por Walter Gropius a partir da palavra alemã hausbau (construção de uma casa) que invertida, Bauhaus significa casa da construção, dando este nome á nova escola que fundou quando a Academia de Artes deWeimar e a Escola de Artes Aplicadas de Weimar, se fundiram, em 1919.
Na sua base está a necessidade de reorganização da industria da Alemanha no pós-guerra, quando o governo e os industriais alemães se aperceberam que uma reforma do ensino das artes era vital para a competitividade da economia Alemã frente á Inglaterra e aos E.U.A., essa reforma visava a criação de uma mão de obra mais especializadae eficiente, para a produção de objectos industriais sofisticados e de alta qualidade.
Eram necessários projectistas (designers), e só um novo tipo de educação artística poderia satisfazer esta procura da economia e da industria.
Logo após a Grande Guerra, as autoridades da pequena cidade de Weimar, decidiram reabrir a Escola de Artes e Ofícios que fora dirigida por Henry van de Velde antes daguerra.
A nova escola foi aberta por Gropius, tendo como ideologia base, que os artistas deviam ser treinados no trabalho com máquinas, “porque o artista tem a capacidade de infundir uma alma nos produtos inanimados da industria”.
Dizia Gropius: o artista deverá ser um artesão da industria. Este principio, tem a sua origem num grupo de artistas que trabalhara para a Deutche Werkbund (AssociaçãoIndustrial Alemã) e que se opunham a Hermann Muthesius, para quem o artista devia manter-se independente, e ser criador num meio de avant-garde ou criar partindo da tradição do artesanato alemão (as ideias de Muthesius  derivavam do movimento britânico “Arts and Crafts” (Artes e Ofícios), para o qual, os artistas deviam organizar-se como nas oficinas medievais (corporações, guilds) e trabalharemcomo artesãos, negando a possibilidade de alguma coisa de “Belo” ser produzida industrialmente).
O facto de os professores na Bauhaus, terem o título de “mestres” e os alunos de “aprendizes” e o seu ideal de que os vários artesãos deveriam trabalhar em conjunto para uma construção, "a Casa", são reveladores das influencias do movimento Arts and Crafts.
O curso da Bauhaus iniciava-se com o...
tracking img