Marketing esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING ESPORTIVO

Neste trabalho iremos apresentar o conceito do Marketing Esportivo diante de alguns autores.
Para Neto (2003), marketing esportivo é uma alternativa diferenciada decomunicação de um serviço, imagem ou produto, com ações que buscam a melhoria ou a fixação de uma imagem que pode ser uma ação privada de indivíduos ou empresas onde procuram beneficiar umaatividade esportiva.
O mesmo autor ainda relata que “ao associar a imagem do atleta, do clube e do esporte em geral à marca, produto e nome da empresa patrocinadora, torna-se um elementodecisivo na estratégia de valorização”.
Segundo Guaragna (2012, p. 10) marketing esportivo também “é divulgar modalidades esportivas, clubes e associações pela de promoção de eventos e torneiosou patrocínio de equipes e clubes esportivos”.
Na mesma concepção Vaz (1995) afirma que as empresas tendem a patrocinar a atividade que ocupa o foco maior de visibilidade. Visibilidade estaque é reproduzido por jornais, TVs, revistas e outros veículos visuais, onde o preço dos objetos tende a ser bastante valorizado.
O marketing esportivo é mais eficaz quando o evento ou oproduto estão diretamente relacionados ao segmento de mercado. Portanto, os clientes podem ser praticantes, entusiastas da modalidade, torcedores da equipe ou do clube do patrocínio, onde opatrocinado é um atleta e seu perfil deve ser condizente com o do seu cliente. (NETO, 2003).
Um exemplo de marketing esportivo é o da empresa Nike, que lançou agora no ultimo dia 30 de março de2013, a coleção de chuteiras e a linha casual de Cristiano Ronaldo para o verão europeu.
A Nike é conhecida mundialmente pelos seus produtos e por patrocinar grandes jogadores, nesta novalinha que esta sendo lançada há uma personalidade particular de Cristiano Ronaldo estampada na chuteira, que é o numero 7 e o coração riscado por um X que simboliza o seu ódio pela derrota.
tracking img