Marketing esportivo e a copa do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING ESPORTIVO E A COPA DO MUNDO

RESUMO

Diante de tantas segmentações de marketing, este trabalho mostra a importância do marketing esportivo quanto à rentabilidade e melhoria da imagem da empresa em eventos, neste caso, na Copa do Mundo.
O desenvolvimento de um mix de marketing integrado será exposto de forma a compreender que as empresas precisam avaliar todas as ferramentas eestratégias disponíveis para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.
Percebe-se, assim sendo, que o fator comportamental do torcedor também é explorado, principalmente na época de grande evento esportivo, tornando-a propícia para a oferta de produtos e serviços.

Palavras-chave: Marketing Esportivo, Copa do Mundo, Futebol.

ABSTRACT

With so many marketing segments, the aim of thepresent study is to show the importance of the sport marketing with regard to profitability and improving the image of the company at events, in this case at the World Cup.
The development of an integrated marketing mix will be exposed in order to understand what companies need to evaluate all the tools and strategies available to produce the response they want in the target market.
Finally thestudy will conclude that behavioral factor of the fan is also explored, especially during the major sporting event, making it suitable for offers of  products and services.

Keywords: Sport Marketing, World Cup, Football.

1 INTRODUÇÃO

CONCEITOS E EVOLUÇÃO DO MARKETING

Diversos autores tratam de definir marketing. Abaixo, alguns dos principais.
Segundo Kotler:
O marketing envolve aidentificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele ‘supre necessidades lucrativamente’. (KOTLER, 2006, p. 4).

Segundo a American Marketing Association:
O marketing é uma função organizacional de um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administraçãodo relacionamento entre eles, de modo que beneficie  a organização e seu público interessado. (KOTLER, 2006, p. 4)

Objetivo do marketing segundo Peter Ducker, um dos principais teóricos da administração:
Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tãobem que o produto ou serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou serviço disponível. (KOTLER, 2006, p. 4).

E o marketing segundo Las Casas:
A área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dosdesejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade. (LAS CASAS, 2002, p. 15).

De acordo com o dicionário Houaiss, marketing é palavra de língua inglesa que significa estratégia empresarial de otimização de lucros por meio daadequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.
Diante dessas definições, pode-se concluir que o cliente é o centro dos planos de marketing; a ideia de que “marketing é vender” não passa de um constante equívoco.
Mas o marketing nem semprefoi o que é hoje. Assim como as organizações e a sociedade, o marketing evoluiu ao longo dos tempos em todas as suas facções. Abaixo estão relacionadas algumas, lembrando que não é foco deste trabalho estudar cada uma delas: marketing de acesso, marketing de permissão, gonzo marketing, marketing radical, marketing titânico, marketing hipnótico, marketing de guerrilha, marketing pessoal, marketing...
tracking img