Marketing (desenvolvendo os 4 p's)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Olá..segue doação do Trabalho que fiz com meu grupo da faculdade,Ok?!

SUMÁRIO EXECUTIVO

O Marketing Mix, pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. O conceito se baseia nos estudos de Neil Borden que usou este termo, pela primeira vez em 1949. Borden afirma em sua obra que o termo lhe veio à cabeça ao ler os estudos de outro autor desua época (James Culliton), que chamava os executivos de liquidificadores (mixers), já que a sua função era a de materializarem receitas, seja misturando os ingredientes, mudando suas quantidades ou inventando novos elementos. A partir de então a expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivaratividades de Marketing. Atualmente, o Marketing Mix é considerado como base fundamental para o Marketing tático / operacional.

Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou a Teoria de Borden e definiu os 4 grandes grupos de atividades que representariam os ingredientes do composto e os separou em:

1. Product;

2. Price;

3. Promotion;

4. Place.

Atualmente, ocomposto de Marketing é conhecido internacionalmente como “Os 4 Ps do Marketing”. Por esse motivo, diversos países trataram de traduzir para o seu idioma, os 4 grupos, em palavras que mantivessem a grafia iniciada por “P”. Dessa forma, no Brasil as atividades passaram a ser: Produto, Preço, Promoção e Praça (ou Ponto-de-Venda).

Apesar das inúmeras tentativas de se incluírem mais P’s aos 4originais, como por exemplo, Profit (lucro), People (pessoas), Public Relations (Relações Públicas), todas elas se mostraram infrutíferas, ficando claro que os 4 originais englobariam as demais. Dessa forma “Promotion” que em português pode induzir ao erro de ser entendido como Promoção de vendas, é o guarda chuva que engloba Propaganda, Relações Públicas, Trade, a própria Promoção de vendas e todasas demais atividades relacionadas.

Assim, os grandes nomes do Marketing, incluindo-se nessa relação Philip Kotler, a maior autoridade em Marketing da atualidade, ainda consideram a teoria original e mantém o composto de Marketing com “apenas” 4 Ps. Ele define o composto de Marketing como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”.1. PRODUTO (OMO LÍQUIDO)

Significado: “Old mother owl” (Velha mãe coruja)

É um produto sustentável, pois de acordo com os estudos da Unilever se todos utilizassem teríamos uma redução de 130 mil toneladas de gás carbônico por ano (ou menos 37 mil carros na rua).

O produto é econômico e essa economia significa não usar outros produtos químicos no meio ambiente. A embalagem criadaestrategicamente para ser econômica e prática, facilita o transporte além de ser reciclável (uma sacada ecológica, pois suas tampas podem ser usadas como item decorativo conforme relatado por algumas donas de casas).

De acordo com a unilever o produto não é agressivo e sim contribui com a dona de casa na hora de lavar suas roupas (é a geração limpeza!).

De acordo com o Recall de Marcas o produtofez parte de um investimento de cerca de 40 milhões de reais e está dentro de um projeto de sustentabilidade global, visando um planeta mais limpo. Produto com objetivo de ser excelente e com redução no impacto ambiental.

Para chegar até aqui foram feitas várias pesquisas a fim de detectar vários perfis de consumo a fim de lançar produtos que atendessem as necessidades de cada público (classesocial e hábitos).

A marca OMO tem muitas variedades, onde todas estão sendo direcionadas para um resultado de uma combinação de prazer + economia + bem estar = PLANETA SAUDÁVEL.

Algumas curiosidades:

* Redução de gases causadores do efeito estufa

* Presente em 80% dos lares brasileiros (50 milhões de famílias)

* Líder no mercado nacional

Publico alvo (donas de casa mais...
tracking img