Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UnB/CESPE – BRB

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas respostas.

CONHECIMENTOS BÁSICOSTexto I – para os itens de 1 a 10 e 12 Ginkgo biloba: o chá das folhas é seguro?
1

Com base nas informações do texto I, julgue os itens referentes ao G. biloba, sua composição e seu uso.
1

4

7

10

13

16

19

22

25

28

31

34

37

40

43

46

49

O Ginkgo biloba é a única espécie ainda existente da família Ginkgoaceae, e por isso tem sido chamada de fóssilvivo. Há estruturas fossilizadas de ancestrais do gênero Ginkgo, semelhantes à espécie atual, com até 170 milhões de anos. Por apresentar propriedades terapêuticas, é uma das plantas mais empregadas em remédios caseiros ou em fitoterápicos em todo o mundo. Seu uso medicinal é milenar: registros chineses revelam que desde 2800 a.C. a planta era usada na medicina tradicional do país, em especialpara o tratamento de doenças respiratórias. Atualmente, suas folhas secas têm sido comercializadas indiscriminadamente e, indicadas para o tratamento de distúrbios de memória, são utilizadas por muitas pessoas por meio da automedicação, o que traz muitos riscos. Os únicos extratos de G. biloba recomendados para uso terapêutico, segundo o Instituto de Drogas e Produtos Medicinais alemão, são aquelesobtidos a partir de uma mistura de água e acetona e, na sequência, purificados sem a adição de outras substâncias. Essas técnicas, desenvolvidas por grandes empresas, são patenteadas e não divulgadas. Os produtos à base de G. biloba com o devido registro nos órgãos responsáveis e comercializados nas farmácias brasileiras são fabricados com extratos padronizados geralmente adquiridos no exterior. Asindústrias nacionais apenas os transformam em comprimidos, cápsulas e outras formas farmacêuticas. O extrato quimicamente complexo resultante do uso da mistura de água e acetona é composto por mais de 40 substâncias, apresenta concentrações mínimas garantidas e controladas dos compostos terapeuticamente ativos e elimina componentes indesejáveis que oferecem risco toxicológico. Estudos comculturas de células e em animais de laboratório demonstraram que o extrato padronizado de G. biloba assim obtido provoca dilatação de artérias e veias, facilitando a circulação sanguínea, aumentando a distribuição de sangue para os tecidos periféricos e o cérebro. Além disso, alguns compostos neles presentes, chamados de ginkgolídeos, principalmente o ginkgolídeo B, inibem o fator de agregaçãoplaquetária (PAF, na sigla em inglês), substância que promove a aglomeração de plaquetas no sangue (desencadeando a coagulação), e atuam, também, em processos alérgicos inflamatórios. Pacientes que recebem qualquer tipo de medicação devem, portanto, estar atentos ao uso simultâneo com extratos de G. biloba, pois já foram constatadas interações com anticoagulantes e antiplaquetários. Recomenda-se a utilizaçãodesses extratos com cautela e com monitoração por um médico, já que os ginkgolídeos, por inibirem o PAF, podem provocar sangramentos, potencializar efeitos tóxicos no fígado e no aparelho auditivo e, ainda, alterar a concentração no plasma de alguns medicamentos ou interferir em seus efeitos.
Internet: (com adaptações).

Desde que os extratos de G. biloba sejam produzidos de forma natural,não há restrições quanto ao seu uso terapêutico.

2

O G. biloba é uma planta com cerca de 170 milhões de anos, chamada de fóssil vivo.

3

O G. biloba é usado há milênios, mas nem sempre teve os mesmos fins medicinais.

4

O uso de G. biloba concomitantemente a outros tipos de medicamento deve ser acompanhado por um médico, porque, entre outros motivos, pode impedir o fator de...
tracking img