Relatórrio de manutenção

1684 palavras 7 páginas
Prova de Active Directory

1) O que é o Active Directory (AD)
O Active Directory (AD), o serviço de diretório da Microsoft, foi introduzido em 1996 no Windows 2000 Server Edition, mas foi a partir do lançamento do Windows Server 2003 que ele realmente ganhou vigor. Uma das mais importantes facilidades do Windows Server 2003, o Active Directory é composto por um conjunto de ferramentas para o armazenamento e controle de informações sobre toda configuração da rede, incluindo dispositivos e usuários. O AD possibilita que o administrador defina grupos de usuários. O acesso à infra-estrutura e aos serviços disponíveis por parte dos demais usuários também só é possível após a autenticação, no Active Directory, do logon fornecido pelo administrador. Dominar o AD leva tempo e o ideal é que o administrador do servidor faça um bom planejamento do que será instalado e quem pode ter acesso a cada um dos serviços disponíveis.

2) Quais os componentes da Estrutura Lógica do AD? Explique rapidamente cada um deles.

Data Source
O termo data Source é usado para referenciar a atual estrutura que contem a informação armazenada dentro do Active Directory. O data Source é implementado como um conjunto de arquivos que reside dentro do sistema de arquivos do controlador do domínio. O próprio data Source tem a estrutura que descreve o tipo de informação que ele pode conter. Dentro do data Source, os dados sobre objetos são registrados e postos à disposição aos usuários.
Schema
O schema do Active Directory consiste de regras sobre os tipos de informações que podem ser armazenadas dentro do diretório. O schema é feito de dois tipos de objetos: atributos e classes. Um atributo é uma simples parte da informação armazenada dentro do Active Directory. Uma classe é um objeto definido como uma coleção de atributos.
Global Catalog
O Global catalog é um banco de dados que contém todas as informações pertinentes aos objetos dentro de todos domínios no ambiente Active Directory.

Relacionados