Onicofagia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, as pressões do trabalho, dívidas, rompimentos de relacionamentos, perda de pessoas próximas, entre outras situações têm aumentado a quantidade de ansiedade com que temos que conviver. Essa dose excessiva de ansiedade leva ao que comumente é chamado de estresse.

Ansiedade, estresse e aborrecimento são os fatores mais notáveis envolvidos nodesenvolvimento de hábitos parafuncionais, sendo a Onicofagia uma forma de alívio dessas tensões emocionais (MUTZ et al., 2005).
A Onicofagia pode ser classificada em moderada e severa, de acordo com o grau de injúria (WELLS et al., 1998). Em ambas as formas, o comprimento da unha é controlado com os dentes. No entanto, na forma severa, a mordida nas unhas vai além da borda livre, levando a margemda unha abaixo da borda do tecido mole (LEONARD et al., 1991). Segundo Wells (1998), ela pode ser considerada severa quando a freqüência e a intensidade são altas, causando dano físico substancial e conseqüências sociais adversas.
Dentre os problemas médicos mais comuns, destaca-se a paroníquia (LEONARD et al., 1991), que envolve inflamação no tecido adjacente à unha, infecção e formaçãode pus (SILBER et al., 1992). No entanto, outras sérias complicações têm sido relatadas, principalmente associadas à forma severa de Onicofagia, tais como: sangramento, infecção, dor significante, escoriação e dano ao leito ungueal (LEONARD et al., 1991), as quais não estão presentes na forma moderada. Além disso, a Osteomielite, que se refere à infecção nos ossos, pode também ser resultado dessehábito (WALDMAN et al., 1990).
Quando a tolerância fisiológica do individuo é excedida (FARSI, 2003), a onicofagia, apesar de ser um hábito comum, pode ainda ser prejudicial à dentição, musculatura e articulação temporomandibular. As forças parafuncionais originadas podem levar à reabsorção apical radicular (ODENRICK et al.,1985), pequenas fraturas nas bordas dos incisivos, gengiviteassociada ao trauma contínuo (GREENE, 1994) e complicações ortodônticas ODENRICK et al.,1985).
Visando o quanto isso é importante para a saúde estética e clinica e os danos que a onicofagia pode causar ao individuo, devemos conscientizar as pessoas sobre os males e complicações que são causados por esta doença.

2. OBJETIVOS
• Pesquisar e relacionar pessoas com Onicofagia no CentroUniversitário PIO XII.
• Conscientizar e alertar os alunos do Centro Universitário PIO XII, sobre os malefícios e tratamentos da Onicofagia.

3. JUSTIFICATIVA
Através da identificação das pessoas que apresentam este distúrbio (onicofagia), por meio da pesquisa, será desenvolvido um relatório contendo o quanto este distúrbio é conhecido, o número de casos existentes na instituição e agravidade dos mesmos e, principalmente, determinar as principais causas entre os alunos do Centro Universitário PIO XII. Com base neste relatório será dado início a uma campanha de prevenção e conscientização entre os alunos da instituição através de panfletos informáticos que constaram os males que são gerados através desse distúrbio, a forma de tratamento e prevenção.

4. MATERIAIS E MÉTODOS1. PÚBLICO-ALVO

Alunos do Centro Universitário PIO XII, localizada na Rua Bolívar de Abreu, n° 48, Campo Grande, Cariacica, Espírito santo.

2. DADOS: Questionário

Serão impressos questionários para a avaliação dos entrevistados (Apêndice A), e após a avaliação serão tabelados e publicados os resultados, assim como a divulgação dos modos de tratamento através de panfletosimpressos e que serão entregues para a conscientização.

3. USO DOS DADOS
Com base no questionamento, será verificado o número de pessoas que sabem o que é Onicofagia, quantas pessoas a praticam e a sua gravidade, o quanto é conhecido os efeitos malefícios desta doença e as formas de tratamento.

5. ORÇAMENTO

CUSTO:

|Itens |Quantidade...
tracking img