Marketeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1. Introdução ao Comportamento Organizacional

As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de Organizações. A produção de bens e serviços não pode ser desenvolvida por pessoas que trabalham sozinhas. Quanto mais industrializada for a sociedade, tanto mais numerosas e complexas se tornam as Organizações.

Estas passam a criar umtremendo e duradouro impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos. Sejam quais forem os seus objetivos – lucrativos, educacionais, religiosos, políticos, sociais, econômicos, etc. – as organizações envolvem as pessoas que se tornaram mais e mais dependentes da atividade organizacional. À medida que as Organizações crescem e se multiplicam, maior se torna a complexidade dosrecursos necessários à sua sobrevivência e ao seu crescimento.

O comportamento Organizacional, não é centralizado apenas em uma definição, na verdade, é dividido em vários itens para tentar explicar o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, para isso, é utilizado, diversas ciências e ciências sociais, que tentam mostrar um pouco o modo em que as pessoas se portam na sua organização.A pesquisa está focada em demonstrar o que é sistema aberto (intercâmbio com o meio ambiente) e o sistema fechado (não possui intercâmbio com o meio ambiente) e esclarecer como esse sistema é definido na empresa. Com o quadro comparativo, mostrando claramente e dando exemplos para fácil compreensão.

É importante compreendermos a definição de comportamentos e o que envolve, já que a grandemaioria das pessoas se situam grande parte do seu dia em seu trabalho, e por isso é necessário um conhecimento além, para que consigam ter uma boa convivência e compreensão das necessidades estabelecidas pela empresa, com intuito que sejam superadas dia - a – dia.


1.2. Definição: O que é CO (Comportamento Organizacional)


O comportamento organizacional é um campo noqual, estuda o comportamento das pessoas nas instituições, ajudando a explicar, compreender e modificá-los.
O estudo do Comportamento engloba diversas áreas para tentar entender o comportamento das pessoas nas empresas, utilizando a psicologia, sociologia, ciência política e a antropologia, pois são relevantes para o entendimento das atitudes das pessoas, mediante ao seu trabalho.
Sãoconsiderados três fatores importantes no CO, tais como:
Observar: Conversas com colegas, utilização de equipamentos ou preparação de relatórios, mas também lidar com ações internas (pensar, perceber e decidir), nas quais acompanham as ações externas. Estudar o comportamento das pessoas tanto com um indivíduo, como um membro da organização e também analisar o comportamento das organizações maiores –grupos e organizações – por si.
O comportamento organizacional é defendido desde 1940, pelas ciências mencionadas e por outras ciências sociais que procuram desenvolver uma estrutura unificada de pessoas nas organizações, no entanto há uma grande dificuldade em tentar unir esses aspectos apenas em um entendimento oficial sobre o que é Comportamento, e hoje está definido em três áreasdistantes, sendo elas: Comportamento Micro organizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; Comportamento Micro organizacional, derivado da psicologia social e da sociologia internacionalista e a Macro organizacional, que envolve a economia, sociologia estrutural, antropologia e Ciência política.









1.3. Comportamento Organizacional Segundo o texto de KarlaSampaio


É um incentivo á produtividade para os profissionais, pois modelam suas atitudes do estudo do comportamento do profissional na organização com objetivo de alcançar suas metas e promover a cidadania organizacional.
As finalidades do comportamento são de explicar, prever e controlar o comportamento humano. As características identificadas no CO estudam o grupo de pessoas,...
tracking img