Estudo sobre a cor laranja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário




Introdução
Classificação das Cores
Cores Primárias

Cores Secundárias

Cores Terciárias

Cores Complementares

Cores Neutras

Cromoterapia
Conceito
Laranja
Variação do Laranja

Aplicação

Sensação Cromática

Bibliografia


INTRODUÇÃO


Desde os primórdios, o homem relaciona-se com as cores de forma muito peculiar. Aspinturas rupestres, feitas nas rochas, usando o ocre para executá-las (gordura vegetal e animal), confirmam uma relação mais antiga do que podemos supor. Alguns estudos apontam para a possibilidade de algumas dessas pinturas terem por volta de 50.000 anos.
As cores são usadas para transmitir sensações, emoções, ou seja, servem como forma de expressão. A ausência de cores pode ser encarada comotristeza enquanto a presença pode trazer uma sensação de alegria. Na psicologia, existem estudos científicos sobre a influência das cores no comportamento humano. Na publicidade, as cores são meticulosamente usadas para despertar desejos e sensações em seu público alvo, baseada nos estudos psicológicos.
Marshal McLuhan, um ícone nas teorias da comunicação, afirmou: “Todas as mídias são modelossubliminares”. Quando se trata da aplicação de cores na comunicação de modo geral, tal afirmação é incontestável. A escolha de cada cor, como em um cartão de visita, logomarca ou folder, por exemplo, traz consigo uma mensagem subliminar para que a idéia seja transmitida e assimilada de forma eficaz.Classificação das Cores

As cores são classificadas em diversos tipos, sendo que os quais são: Cores Primárias, Cores Secundárias, Cores Terciárias, e Cores Complementares. A seguir veremos um pouco sobre cada uma delas.


Cores primárias 
As cores Amarelo, o Azul e o Vermelho, são conhecidas como cores primárias. Assim se designam por serem cores puras, cores independentes que não sepodem decompor, logo não derivam da mistura de outras cores.
Através da mistura entre estas, é que se torna possível conseguir novas cores. Por sua vez, da mistura das três cores primárias em simultâneo, resulta o preto.
A esta mistura chama-se mistura subtrativa de cores, na medida em que o seu resultado é a inexistência de cor (preto)
[pic]

Cores secundárias 
São aquelasoriginadas pela mistura de duas cores primárias. Misture azul com amarelo e obterá o verde. Misture amarelo com vermelho e obterá o laranja. A mistura do azul com o vermelho resulta no violeta.
[pic]

Cores Terciárias 

São as cores que se consegue misturando uma cor primária com uma cor secundária. Por exemplo: o amarelo alaranjado se consegue misturando o amarelo (cor primária) como olaranja (cor secundária). Misturando-se o vermelho (cor primária) como o laranja (cor secundária), chega-se ao vermelho alaranjado. Você pode completar essas cores no seu círculo também.

[pic]


Cores Complementares


São aquelas que estão em oposição no círculo cromático. Uma cor primária sempre tem uma cor secundária como complementar. A cor complementar do azul (cor primária) é olaranja (cor secundária). Isso pode ser útil na pintura de sombras e na relação frente e fundo.
O círculo cromático serve para nos orientar na mistura e escolha de cores. Devemos lembrar, porem, que não está lidando com um instrumento científico. A sensibilidade vale mais do que qualquer coisa que esteja sendo dita aqui.
[pic]


Cores Neutras

O branco, o preto e o cinzento sãotidas como cores neutras, na realidade assim se chamam pela sua origem.
O branco é a soma de todas as cores e implica a presença de luz.
O preto é oposto ao branco, significa total ausência de luz e aparentemente, não deriva de qualquer cor.
O cinzento, ou os vários tons de cinzento têm origem na mistura, em diferentes quantidades, do branco com o preto.
As cores neutras não se...
tracking img